Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 70 - Gênesis - 30 a 38


Programa 70


BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Gênesis dos capítulos 30 a 38.
O tema deste programa é As mulheres da Bíblia, o plano de Deus para o matrimonio.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  Daniel & Samuel - Voz de Adorador (Oficial Letra e Áudio)
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro de Gênesis
Através dos seculos as mulheres tem sido maltratadas e tem ocupado uma posição muito baixa dentro da sociedade. Nos países onde todavia existe o costume de pagar um dote por uma filha que se casa, o nascimento de uma filha pode criar uma carga terrível para pais que são pobres.
Em muitos casos a esposa se converte em pouco mais que a serviçal de seu esposo. Oque e oque mais se ensina a Bíblia sobre o papel e da natureza das mulheres?

Companhia para o homem

O livro de Gênesis nos disse que a mulher foi criada depois de Adão para ser sua companheira, a sua amiga, a sua ajudadora idônea. A palavra ajuda de nenhuma maneira quer dizer que ela e inferior ao homem ou que e sua serviçal.
A Bíblia nos ensina claramente que o homem deve cuidar da mulher como cuida  de seu próprio corpo. Paulo, um dos escritores do Novo Testamento, o disse desta forma: Maridos, amai a vossas mulheres, assim como Cristo amou sua igreja e se entregou a si mesmo por ela, para purifica-la... Assim mesmo se ama. 
Porque ninguém aborreceu jamais sua própria carne, senão que a sustenta e cuida, como também Cristo a sua igreja (Efésios 5: 25 a 29).
Este mandamento disse  que a primeira coisa que lhe pede ao homem e que cuide de sua esposa, que a ame, que a trate com bondade e ternura. O homem deve cuidar de sua esposa assim como cuida de seu próprio corpo.
Deus deu ao homem um mandamento especifico quando criou a mulher, um mandamento que muita gente com frequência não quer escutar; Portanto, deixara o homem a seus pai e sua mãe, e se unira a sua mulher, e serão uma só carne (2:24).

Cuidando-se mutuamente

A troca de cuidado e proteção que o esposo lhe brinda, a mulher deve ajudar a seu esposo em todas as formas permitida. Deve entregar a ele, da mesma maneira em que ele se entrega a ela.
Deve submeter-se a ele como uma autoridade do lugar. "As casadas estejam sujeitas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido e a cabeça da mulher, assim como Cristo e a cabeça da igreja, da qual e o corpo, e ele e seu Salvador. Assim que, como a igreja esta sujeita a Cristo, assim também as casadas o esteja, a seus maridos em tudo".(Efésios 5:22 a 24)
O papel de uma mulher e fazer que a vida de sey esposo seja mais agradável, e mais fácil. Ela deve cuidar dela, e a troca ela deve cuidar dele.  Deve animar-lo e colocar em mais alta estima aos olhos dos familiares e amigos.
Deve aceitar suas decisões e apoiar-se nelas. Isto não quer dizer que ela não possa expressar sua opinião ou dar sugestões. Porem significa que a decisão dele e que determina. Obedecer a seu esposo não e para a esposa mais degradante que para a igreja obedecer a Jesus Cristo.
Ao unir o homem e a mulher com o vinculo do matrimonio, Deus queria promover as bases para uma sociedade estabelece na que se pode crescer as crianças. 
O matrimonio e uma instituição e nunca deve ser destruída pelo divorcio. Quando duas pessoas se casam, se comprometem a submeter-se mutualmente, a cuidar de um e do outro e a ser um melhor amigo do outro. Ao cumprir fielmente começas tarefas, o amor fluirá entre eles e terá grande felicidade em seu lar.

Uma pergunta vital

Você acredita que os mandamentos que existem em seu pais refletem aos requisitos que Deus estabelece para o matrimonio na Bíblia? Em que se distinguem os matrimônios atuais dos matrimônios da Bíblia? Em que se parecem?


___________________________________________


propaganda
clip  Davi Sacer - Deus de Promessas (DVD No Caminho do Milagre)

________________________________________

Vamos navegar agora através dos capítulos que estamos estudando.
No capitulo 29 verso 25 o tema e Jaco bate de frente com um digno adversário
Quando jaco se encontrou com Labão, um trapaceiro encontrou-se com o outro. Assim como Jaco se havia aproveitado de seu irmão baseando-se em seu amor pela comida (25:33), Labão se aproveitou de Jaco baseando-se no amor deste por Raquel.
Ironias adicionais: Jaco havia aprendido de sua mãe a arte de enganar, e esta era a irma de Labão. E eventualmente, foi a filha de Labão, Raquel, quem fez possível que Jaco escapasse das trapaceiras garras do pai dela.
No capitulo 30 verso 43 o tema muda para Uma fe fora do lugar
Neste clássico encontro entre duas pessoas enganadoras, nele em que cada uma trata de aproveitar da outra, Jaco pós uma considerável quantidade de fe em um truque de reprodução. 
Muitas pessoas tem crido durante seculos em teorias semelhantes: Os novos conhecimentos genéticos indicam que os resultados de Jaco nada tiveram que ver com tais técnicas. 
Foi o poder de Deus que interveio a favor de Jaco, que aumentou seus rebanhos, tal como Jaco mesmo reconheceu (31:7 a 9)
No capitulo 31 verso 35 o tema muda para Deuses caseiros
OS deuses que Raquel havia roubado de seu pai (verso 19) eram pequenos ídolos ou amuletos que, segundo se supõem, protegiam a família de perjúrios. Podem haver servido também como algo similar a um titulo de propriedade da herança de sua família
Tais ídolos seguiram diluindo o compromisso de Israel com Deus durante muitas gerações vindouras.
No capitulo 32 verso 24 o tema muda para Lutando com Deus
 Este encontro noturno, um dos mais estranhos da Bíblia, parece similar ao encontro que jaco teve com Deus em seu sonhos (28:12), durante seu voo.
Porem desta vez Deus lhe deixou a Jaco uma evidencia de sua presença física, uma deficiência.
No capitulo 33 verso 15 o tema muda para Uma reconciliação superficial
Na superfície, Jaco e Esaú se havia reconciliado. Porem detrás de toda amabilidades continuava a desconfiança, ao menos da parte de Jaco. Nao quis que Esaú acompanhasse seu caminho, nem aceitou que Esau deixara alguns de seus homens para protege-lo.
Deixou que seu irmão pensara que ia a caminho de Seir (verso 14), porem se voltou para o norte, em direção a Sucot tao pronto Esaú se havia perdido de vista.
No capitulo 35 verso 22 o tema e Um pecado que fica a espera
Esta passagem não da nenhuma indicação de que o fez por Raquel havia sido mal ou menos ainda, causando castigo. Porem este feito não foi esquecido.
Decadas mais tarde, quando Jaco chamou a seus filhos para perpetrar a benção final, trouxe a lembrança de este pecado (49:4) e predisse que a liderança passaria de Rubem, seu primogênito para outro.
No capitulo 38 verso 8 o tema muda para O dever de um irmão.
Ter filhos era tao importante nos tempos do Antigo Testamento que se um homem morria sem filhos, se requeria que seus irmãos se casasse com a viúva para gerar família para o irmão morto ( o regulamento aparece em Deuteronômio 25:5 ate 10).
O pecado de Onan foi sua deliberada negativa a tratar da viúva de seu irmão justamente, dando-lhes filho. OS desgostosos familiares haviam dividido a Jaco e Esaú e haviam enviado ao filho de Jaco, Jose. a escravidão, agora vemos que a seguinte geração se conduz de maneira similar.



_______________________________________

clip David Quinlan - Um Lugar para 2 (Clipe Oficial)

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora nos comentários dos capítulos que estamos estudando


comentário livre

Fechamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário