Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 71 - Gênesis - 39 a 50


Programa 71

BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Gênesis dos capítulos 39 a 50.
O tema deste programa é contenda familiares, lutando contra o preferido do pai.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  Davi Sacer - Deus Não Falhará DVD No Caminho do Milagre
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro de Gênesis
A historia de Jose apresenta a ultima das lutas entre irmãos que se menciona no livro de Gênesis. Caim e Abel, Isaac e Ismael, Jaco e Esaú, todos eles lutaram entre si.
Jose predispôs a seus onze irmãos contra a sua ao contar-lhes um sonho em que eles se inclinavam diante dele.  Ele era o permitido por seu pai e quisera presumia dele. 
Assim que quando eles tiveram a oportunidade, se desfizeram dele. O venderam como escravo a uns mercadores nômades que levaram ao Egito. como esperavam não voltar a ver-lo, inventaram a historia de que havia sido morto por animais selvagens.
Deus tinha outros planos. No Egito, Deus lhe deu a Jose o dom de interpretar vários sonhos. Isso o levou a um lugar de grande importância no reino. Os egípcios dessa época estavam fascinados pelos sonhos.
Os  arqueólogos tem descoberto extensos livros de texto sobre a interpretação dos sonhos. Jose logo se encontrou acima do governo do Faraó.
Porem o exito que teve não foi suficiente. A narração bíblica segue adiante, ja que Deus queria que tivera perdão de sua família. Uma fome fez que os irmãos de Jose deixaram Canaã.
Chegaram ao Egito em busca de alimentos. Ajoelharam diante de Jose - tao adaptado aos costumes egípcios que não o reconheceram , lhe suplicaram que lhes dera permissão para comprar alimentos.

Uma luta estranha

Desta maneira começou uma das lutas mais estranhas da bíblia. Jose podia haver reconciliado com seus irmãos neste mesmo instante, recebendo com os bracos abertos. Podia também haver-se vingado deles, ordenando que lhes deram morte.
Porem não fez nenhuma dessas coisas. Começou a elaborar uma serie de provas, exigindo-les coisas por meio de armadilhas e acusando-lhes. Durante quase dois anos manteve este jogo. Conseguiu que seus irmãos sentissem confusão e temor e que admitiram sua culpa.
Vinte anos não haviam conseguido que os irmãos de Jose se esquecesse dele.No momento em que surgiram os problemas, brotou um sentimento de culpabilidade. E diziam um ao outro;  Verdadeiramente temos pecado contra nosso irmão, pois vimos a angustia de sua alma quando nos rogava, e não o escutamos" (42:21)
O drama provocou a Jose um esforço emocional tremendo. Gênesis registra cinco vezes que ele rompeu em choro, sendo tao forte em uma ocasião que as pessoas que estavam no quarto com ele não conseguiram olhar.
Jose experimentou a tensão do perdão. Queria reconciliar-se com seus irmãos a quem amava, porem não era fácil. E ate que eles não chegaram ao ponto de admitir e aceitar sua culpa, não podia haver reconciliação.
Seus pecados haviam criado raízes muito profundas de amargura e somente uma luta emocional violenta podia arrancar-las.

Sementes de Amarguras

Neste sentido, a historia de Jose e a historia de Deus e seu povo; a luta para arrancar a raiz do pecado que começou em Gênesis 3. Isto não sucede de forma automática ou fácil. Ao fim, essa luta requereu a morte do filho de Deus. 
A historia de Jose aponta para Jesus - um homem a quem Deus enviou para salvar a seu povo, que foi odiado e traído por eles, igual a Jose. Porem a vontade de Deus para salvar vence tudo. Como Jose disse a seus irmãos; " Voces pensaram mal de mim, mas Deus o encaminhou a meu bem... para manter a vida de muitos povos (50:20).

Nascimento de Uma nação

Jose fecha um capitulo com a historia de Israel. O filhos de Abrahao passaram a ser uma serie de indivíduos a serem uma nação. Deus não elegeu a Jose sobre seus irmãos como o havia feito com Abrahaao sobre Lo, com Isaac sobre Ismael e com Jaco sobre Esaú.
A reconciliação dos irmãos abriu o caminho para que se convertessem em uma família de doze tribos, uma só nação. Porem a historia continua. Ainda os doze que haviam feito prósperos e numerosos, ainda não tinham terras. 
E desta maneira, Gênesis termina felizmente, porem com uma nota em suspenso. Quando regressariam os ossos de Jose a terra que Deus havia prometido? Quando se cumprira as promessas de Deus?

Uma pergunta vital

Em alguma ocasião ha tido você uma grande luta com uma pessoa próxima a você, experimentando logo a reconciliação? Qual foi o processo para que isto se passara?  

___________________________________________


propaganda
clip  Deus Conhece - Ludmila Ferber DVD O Poder da Aliança

________________________________________

Vamos navegar agora através dos capítulos que estamos estudando.
No capitulo 40 verso 2 o tema e Funcionários importantes
Quando Jose foi posto em prisão por uma falsa acusação, seu futura se via muito escuro. Porem na prisão se pós em contato com pessoas que eventualmente le ajudariam a chegar a posição mais alta do reino.
O chefe dos padeiros e o chefe dos copeiros eram funcionários importantes na corte de Faraó.
No capitulo 41 verso 45 o tema e A nacionalidade egípcia de Jose
Os orgulhosos egípcios despreciavam os judeus. Para o passado ético de Jose fosse apagado antes de se tornar possível, farão deu a Jose um nome egípcio e casou com a filha de uma proeminente família egípcia.
Nao obstante, Jose lhe deu a seus filhos nomes hebreus, oque da entender que reteve sua própria identidade.
No capitulo 41 verso 56 o tema e Uma fome pouco comum
As fomes são coisas comuns no Oriente Médio, Ha documentos que falam de duas fomes egípcias tao severas que teve pessoas que mataram e devoraram a outras.
Porem e raro a ocasião em uma das fomes afetara ao Egito e a Canaã ao mesmo tempo, ja que estas regiões dependiam de fontes de água totalmente diferentes - Egito do Nilo e Canaã da chuva local.
No capitulo 43 verso 11 o tema muda para Um presente para um soberano egípcio.
Que classe de presentes se pode enviar a alguém que tem tudo? Egito se contava entre os países mais ricos e sofisticados do mundo e Israel (Jaco) somente era um nômade do deserto.
Sabiamente, ele preferiu presentes sensíveis de produção local, coisas que passivelmente não podiam conseguir no Egito.
No capitulo 43 versos 32 o tema muda para O Prejuízo
Apesar de sua superioridade, Jose porem sentia o peso do prejuízo egípcio: eles não comiam na mesma mesa com um hebreu.  No capitulo 46, verso 33 e 34, adiciona que os egípcios desprezavam aos pastores, e os hebreus pastoreavam ovelhas.
No capitulo 45 verso 2 o tema e Choro e Terror
Esta e uma das cenas mais intensamente emocional da bíblia: mostra a Jose chorando em voz alta tanto que as pessoas que ouviam junto ao seu quarto se aterrorizavam, e mostra também  seus irmãos de Jose mudos pelo terror e culpa  que sentiam.
Ainda que o momento terminou com abraços e beijos (14 e 15), anos depois os irmãos porem tinham medo da vergonha (50:15).
No capitulo 48 verso 14 o tema e Outra vez o irmão menor
Jaco lhe deu a benção da primogenitura ao menor dos filhos de Jose, tal como se havia feito no caso de Isaac sobre Ismael, de Jaco sobre Esaú, e de Jose sobre Ruben.
Ao adotar a Manasses e Efraim como filhos próprios, Jaco lhe dava também a família de Jose uma dobrada parte da herança, estes dois netos receberam cada um uma porcão completa tal como os outros 11 filhos de Jaco.
As 12 tribos de Israel eram descendentes do filhos de Jaco, ao substituir Manasses e Efraim por Jose se chegava a um total de 13.
No capitulo 50 verso 3 o tema e Um funeral egípcio
A importância politica de Jose se sublinhava pelo elaborado procedimento de embalsamamento outorgado pelo seu pai.
O período de luto por Jaco foi somente de dois dias, mais breve que a do faraó. Todos os dignatários do Egito foram ao funeral, e se tratou de uma longa viagem (verso 7)

_______________________________________

clip Deus É Mais - Jessyca (Clipe Oficial MK Music)

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora nos comentários dos capítulos que estamos estudando


comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário