Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 69 - Gênesis - 23 a 29


Programa 69


BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Gênesis dos capítulos 23 a 29.
O tema deste programa é Promessas, promessas, Deus prometeu a Abraão que lhe daria tudo oque queria e mais.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já      

_______________________________________

clip  Christafari - Oceans Where Feet May Fail Official Music Video Feat Avion Blackman
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro de Gênesis
Os seres humanos não tem mudado muito nos últimos 4.000 anos. O desejo de ter filhos e do desejo de possuir terras todavia se manifestam com poder emocional surpreendente.
Quando Deus quis atrair a atenção de Abraão, o prometeu terras e mais filhos do que podia contar. Para a imigrante babilônico de 75 anos de idade e seus filhos, cujas únicas possessões eram seus rebanhos e suas tendas, as promessas de Deus era maravilhosas.
Porem também pareciam impossíveis. No entanto, como era Deus mesmo quem fazia as promessas, Abraão creu em Jehova e lê foi imputado por justiça (1:5 e 6).
Para Deus que e o criador dos céus e a terra, cumprir as promessas era a coisa mais fácil. Deus não facilitou as coisas para Abraão. Nao foi ate 25 anos depois, quando Abraão já tinha 100 anos que a promessa de um filho se cumpriu.
E então, de forma incrível, Deus pediu a Abraão que oferecia em sacrifício a seu filho pequeno, isto e, pedir demasiado.
Assombrosamente, Abraão obedeceu as ordens de Deus. E Deus o devolveu a seu filho.

Longe de seu cumprimento

Quando Abraão morreu, as promessas de Deus ainda estavam muito longe de cumprir-se plenamente. Abraão somente tinha um filho em quem podia apoiar-se. Sua unica propriedade era um lote de sepultura.
Porem, vivia em uma tenda e o único quer era solido que havia construído eram os altares nos que adoravam a Deus que lhe havia feito todas as promessas. 
Deus, que havia prometido a Abraão todas as coisas que um homem dessa época podia desejar, ao parecer desejava que Abraão aspirava as coisas maiores porem. Entre as promessas de um herdeiro de terras, havia inserido outras palavras importantes, E Serão benditas em todas as famílias da terra.(1:2-3).
Deus queria abençoar não somente a Abraão senão a todo o mundo. Milagres de anos mais tarde, no tempo de Jesus, todo o significado destas palavras ficaram bem claro  (Veja Galatas 3:6 a 9 e 16:18)

Pergunta Vital

Que classe de promessa nos fazem Deus atualmente? Que anseios cumpre Ele?

___________________________________________


propaganda
clip  Daniel & Samuel - Deus Prova (Ao Vivo em Goiânia - A História Continua) [Vídeo Oficial]

________________________________________

Retornamos e vamos continuar nosso estudo do livro de Gênesis
O tema agora e Um trapaceiro na família de Deus , A bíblia não oculta as trapaças de Joco.
A Bíblia não faz rodeios ao desvendara a Jaco como um homem ambicioso e voraz. Se aproveitou da impetuosidade de seu irmão para usurpar seu lugar na herança da família (25: 29 a 34). Mais tarde, ao ver que seu pai ainda favorecia a Esaú, Jaco e sua mãe enganaram ao ancião Isaac, conseguindo que este o abençoou no lugar de seu irmão.
(a benção que era dada por um pai não era um ato meramente simbólico. Tinha um significado permanente, como uma cerimonia de juramentação)

O tiro sai pela culatra

Vestido com a roupa de Esaú e coberto parte de seu corpo com a pele de carneiro, Jaco mentiu descaradamente a seu pai e tomou o nome de Deus em vão, Isaac, que preferiu confiar mais em seu olfato que em seus ouvidos, caiu em um engano (27: 1 a 40).
Porem logo o tiro saiu pela culatra; Jaco teve que fugir para salvar sua vida e passou 20 anos de exílio na casa de seu tio. O tio Labão pagou a Jaco com a mesma moeda e o enganou repentinamente, mudando uma e outra vez seu salario como chefe de pastores.
Você pensaria que Jaco daria conta de que os enganos não são bons. No entanto, Jaco não fez nenhum progresso em seu aspecto. Foi um mal esposo, pois descuido de uma das suas esposas e criou uma rivalidade entre elas.
Deu preferencia a dois de seus filhos, a tal ponto que os demais se sentiram zelosos ate estar disposto a chegar ao homicídio. Certamente Jaco não parece ter a maneira necessária para chegara ser um líder religioso.

Deus faz sua eleição

Porem Deus escolheu a Jaco. Uma e outra vez vemos Deus fazendo essa classe de eleição, algumas vezes sem razão aparente. Com frequência violou a pratica honrosa de deixar que o primogênito fora o numero um, como o fez escolher aos filhos segundo Abel, Jaco e Efraim.
E isso não e tudo, ha uma profecia inspirada que assinala que Deus escolheu a Jaco antes que ele nascera, ainda antes de que este fizera coisa alguma para merecer a eleição.
Por conseguinte, a eleição de Deus não dependia necessariamente da conduta da pessoa. Deus escolhia a quem queria, assim simplesmente como era o assunto.
Isto e justo? Esaú foi oque o Apostolo Paulo perguntou em sua carta aos Romanos, no capitulo 9. Chegou a conclusão de que não tinha direito a criticar as eleições de Deus, sabendo nos tao pouco frente a infinita sabedoria de Deus.
Ainda quisera nunca entendemos as eleições de  Deus, devemos tomar nota de que todos os irmãos rejeitados que se mencionam no livro de Gênesis. Caim, Canaã, Ismael, Rubem, Esaú e Manses, foram tratados muito bem.
Seu descendentes se multiplicaram ate converter-se em nações debaixo da proteção de Deus.

Ninguem ficou excluído

Para seu povo escolhido, Deus reservava um louvor muito maior. Bons ou maus, se converteram em um canal de bençãos para todo o mundo. Ao principio mesmo do processo, Deus lhe havia dito a Abraão: Serão benditas em todas as famílias da terra (12:3).
o selecionar uns poucos, Deus planificou estender suas bençãos a todos.E assim foi como sucedeu; a pequena família de Abraão, cheia de faltas, se converteu em uma nação importante também cheias de faltas, da qual surgiu na plenitude dos tempos de Jesus e intachavel.
Nao e de surpreender que Paulo havia escrito que nos não teremos nenhum direito de julgar a sabedoria de Deus. Talvez não podemos ver que escolheu a pessoas como Jaco, porem sem duvidas alguma essas eleições foram para o bem e todo o mundo chegou a ter a oportunidade de unir ao povo escolhido.
como escreveu Paulo; Todos são filhos de Deus pela fê em Jesus... já não ha nem grego ; não ha escravo nem livre; não ha varão nem mulher; porque todos vos sois em cristo Jesus. E se você e de Cristo, certamente linhagem de Abraão e (Galatas 3: 26, 28 e 29)

Pergunta vital

Porque voce acredita que Deus escolhe a pessoas imperfeitas como Jaco? Porque voce foi escolhido?

_______________________________________

clip  Davi Sacer - Confio em Ti (DVD No Caminho do Milagre)

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora através dos capítulos que estamos estudando
No capitulo 23 verso 15 o tema e Chegamos a um acordo.
E possível que este seja o acordo comercial mais antigo de que se tenha consistência. A elaborada, a amabilidade toca muito parecida ao acerto que você se encontra hoje em dia no Meio Oriente. 
Detras das amáveis palavras, se esta levando a cabo uma dura negociação. Os Hititas provavelmente se resistiam a permitir que Abrahao, um estrangeiro, tiveram qualquer tipo de propriedade em seu território.
Abrahao encarou seu negocio com Efron, que era quem tiraria vantagem econômica do assunto
No capitulo 24 verso 3 o tema e casando com estrangeiros
Ja neste período da historia judaica muito primitiva se nota uma enfase em não casar-se com estrangeiros. A razão tinha que ver com a religião, não com a raca, já que em muitos casos os estrangeiros eram parentes longuinhos .
Quando os estrangeiros estavam dispostos a adorar a Deus de Israel, eram bem-vindos (veja o livro de Rute).
No capitulo 25 verso 33 o tema e Sem lastima por Esaú
A primogenitura de Esaú, que se vendeu por comida, era uma herança como filho mais velho. A ele lhe caberia ser cabeça de uma grande família estendida e de sua propriedade.
Ainda os irmãos de Jaco se aproveitou dele, a Bíblia mostra pouca lastima por Esaú como vitima: ele menosprezou sua primogenitura (verso 34) ao permitir que sua fome superasse sua preocupação pelas coisas permanentes.
A causa disto, se chamou mais tarde de profano (Hebreus 12:16)
No capitulo 28 verso 12 o tema Uma escada ao céu
A graça de Deus: isso e o que Jaco encontrou enquanto viajava sozinho pelo deserto. Mediante sua cobiça maquinada havia tido a primogenitura de sua família e logo, ironicamente, havia tido que fugir de sua família. 
No entanto, Deus se chegou cheio de promessas, não de injurias que certamente merecia. Jaco não havia buscado a Deus, porem Deus o havia buscado a ele. A visão de Jaco, uma escada que chegava aos ceus, apontava a Jesus, que em si mesmo era a ponte entre o céu e a terra (João 1:51)


comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário