Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Programa 82 - Deuteronômio 14 a 34

Programa 82

BAIXE E ASSISTA AQUI ESTE PROGRAMA

                                     
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Biblia e neste programa estaremos estudando o livro de Deuteronomio dos capitulos 14 a 34.
O tema deste programa é Quem necessita de leis? E o amor que marca a diferenca neste codigo
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já
     
_______________________________________

clip  Pamela - Vou Amar-te (Clipe Oficial)
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos continuar o estudo do livro de Deuteronomio
Deuteronomio repete palavra por palavra muitas das leis dadas em Exodo, Leviticos e Numeros. Com tudo, esta longe de ser simplesmente um codigo a mais. Transmite um espiritu diferente; um espiritu de amor. Os estatutos de Deuteronomio se parecem mais a um guia sobre como criar uma boa familia que alguem que diga; como reparar um automovel.
Para manter um automovel voce somente precisa obedecer as regras. Porem para manter uma relacao pessoal estreita voce necessita mais; voce necessita amor.

No que se diferencia Deuteronomio?

Deuteronomio se centra na motivacao; porque deveria as pessoas obedecerem as leis? Os tres livros precedentes apenas mencionam o amor de Deus por seu povo, porem Deuteronomio se refere ao mesmo uma e outra vez (Veja 4:37, 7:7 a 8, 10:15, 23:5). O autor descreve a Deus como pai de seus filhos, como mae que lhes da a vida, como aguia que protege seus filhotes.
A sua vez, Deus pede uma obediencia baseada no amor e nao em um mero sentido do dever. Neste livro Moises pede aos israelitas ao menos 15 vezes que amem a Deus e que se afirmem a Ele. Deus nao quer uma mera confirmidade exterior, se nao uma obediencia que brote do coracao. (Mais tarde ao resumir o Antigo Testamento, Jesus citou Deuteronomio do primeiro e mais grande mandamento; Amaras ao Senhor teu Deus com todo em teu coracao, e com toda a tua alma, e com toda a tua mente. (Mateus 22:37; Deuteronomio 6:5).

Reformulando as declaracoes negativas

Deuteronomio tambem da indicios sobre de porque as leis sao, em primeiro lugar, necessarias. Moises declara o principio de forma direta; E nos mandou Jeova que cumpramos todos estes estatutos, e que temamos a Jeova nosso Deus, para que nos venha bem em todos os dias, e para que nos conserve a vida, como ate hoje. (6:24). Em outras palavras, as leis foram ditadas para o bem estar dos mesmos israelitas.
A maioria dos dez mandamentos sao expressados de forma negativa; um nao mais que imperativo. Porem cada uma dessas declaracoes negativas protege uma relacao privilegiada entre duas pessoasou entre uma pessoa e Deus. Por exempplo, nao mataras, poderia reformular dizendo; A vida humana e sagrada e tem um valor enorme. Respeita essa vida como imagem de Deus e defende-a. Outros mandamentos protegem o matrimonio, a propriedade privada , a honestidade, e o dia de se separar para adorar a Deus.

Nunca esqueca

Moises nao poderia haver enfatizado as leis com mais vigor. E estas palavras que eu te mando hoje, estaras sobre seu coracao, disse ele, e as repetiras a teus filhos, e falara delas estando em tua casa e andando pelo caminho e ao deitar, e quando levantares. (6:6 e 7).
Moises queria asseguraar-se de que os israelitas lhes foram impossivel esquecer das leis. Deu instrucoes aos sacerdotes para que reunissem a toda a nacao para que lhes fora lidas em voz alta a cada 7 anos(31:9 a 13). Se requeria de todo rei de Israel que, como um de seus primeiros atos do governo, escreveria as leis a mao (17: 18 e 19).
Uma ultima recordacao visual servia para imprimir as leis na mente dos israelitas. Os sacerdotes as escreveram com letras muito visiveis sobre pedras cobertas de monto. Ao marchar as tribos atraves do rio Jordao para entrar em sua nova terra, teriam que passar por entre pedras, sobre as quais as leis estavam escritas (27: 1 a 8).
Nada em Israel podia alegar ignorancia sobre oque era oque Deus requeria deles, suas leis estavam lavradas na pedra. Porem a historia demonstra que obedece-las era algo muito diferente.

Uma pergunta vital

Volte a ler os dez mandamentos, tal como figura em Deuteronomio 5. Como nos ajudam? Que direitos protegem?

_______________________________________

clip PG - Ser Alguém (Álbum Sete) [Clipe Oficial]
propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Deuteronomio , agora o tema mjuda para Um aroma de perdicao no ar, todos estavam jubilosos, menos um
Os velhos costumes tardam a morrer. Esta e a licao que Deuteronomio ensina. A historia de um peso ilustra. Este homem havia servido por 33 anos na prisao antes de ser libertado. Rinha 58 anos ao sair da prisao, depois de servir por tres condenacoes por roubo. Seu cabelo havia embranquecido e a maioria de seus amigos haviam morrido.
Durante certo tempo este homem quase anciao tentou levar uma vida dentro da lei. Porem, uma tarde, depois de ver um filme sobre o roubo de um trem, se sentiu motivado a regressar sua vida criminal. Se converteu no cerebro de seis roubos consecutivos de trens, detendo os ditos trens, assaltando aos passageiros e fugindo com o dinheiro.
Este preso, que havia servido a tres condenacoes sepraradas, havia tido tres oportunidades diferentes de comecar uma nova vida separada do crime. Porem fracassou cada vez, voltando a sua vida de fora da lei. Por certo, ele nao era o unico reincidente. Quisera voce conheca alguem que haja jurado nunca mais voltar a mentir , ou a fazer enganos, ou a beber, ou mesmo a cometer adulterios, somente para registrar mais tarde as velhas condutas do pecado.
Os ultimos capitulos de deuteronomio mostram aos israelitas enfrentando a uma situacao similar. Depois de serem sido liberados da escravidao do Egito pelo poder poder de Deus e maravilhoso., Ele esperaria que confiassem nele. Porem falharam. O fracasso teve como resultado 40 anosde perambular pelo deserto. Em quatro decadas foram lago assim como um periodo de encarceramento ou de liberdade condicional. Agora, finalmente, a liberacao tao largamente esperada havia chegado. Podiam entrar na terra prometida.

Moises utilizou todos os recursos

Durante 40 anos Moises havia guiado por um arriscado grupo de tribos. Havia escutado suas queijas e murmuracoes, sofrendo piadas e sobrevivendo as insurreicoes. E agora teria uma ultima oportunidade de advertencia que nos voltariam a velhos constumes.
Voce nao ppode ler os ultimos capitulos de deuteronomio sem declarar um sentido de desesperanca penoso pelas palavras de Moises. Que os israelitas se adaptaram a uma vida de desobediencia serena era algo pouco provavel.Haviam falhado demasiadas vezes, estavam marcados a falhar novamente.
Moises lancou mao de todos os recursos. Organizou uma licao objetiva e dramatica que viveriam em suas mentes para sempre. Na realidade, a mesma teve lugar depois da morte de Moises, tal como figura em Josue 8: 30 a 35. Os representantes de todas as tribos subiram a dois montes, entre os quais haviam um vale estreito. Estes oradores invocaram bencaos e maldicoes sobre o povo de ISrael ( Veja 11:26 a 32 e 27:28). Ao ir entrando em sua nova terra, ressoava em seus ouvidos as palavras chocantes de maravilhosas bencaos e horrorosas maldicoes.

Terrores futuros

Moises resumiu severamente o futuro da raca israelita, Teriam, dito ele, o coracao temeroso e desfalecido os olhos e tristeza da alma,e teriam sua vida como algo que pende adiante de ti, e estaras temeroso de noite e de dia, e nao teras seguranca da sua vida. Pela manha diras; Quem dera que fosse a tarde e a tarde diras; Quem dera que fosse pela manha! pelo medo em seu coracao com que estaras amedrontado e pelo que veras teus olhos. (28: 65 a 67). Suas descricoes do futuro nao tem ideia em quanto ao terror.
E no caso em que os israelitas nao captem a ideia, lhes ensinou um cantico que lhes havia sido dado por Deus (capitulo 32). Se converteu em algo assim como um hino nacional, aprendido pela memoria de todose cantando enquanto marchavam para Canaa. Porem este cantico nao parecia a nenhum outro hino nacional. Tinha carencia virtualmente da palavra de alento ou esperanca, somente tinha palavras de eventuais ruinas.
Moises sabia que ainda a terra prometida nao mudaria esses habitos tao profundamente gravados de desobedecer a Deus. Falhariam na terra prometida como haviam falhado no deserto. Por fim, o seu discurso de despedida do povo com estas palavras; Porque , pelo que havia dito, nao e coisa va, e vossa vida (32:47). E mais tarde, esse mesmo dia, ascendeu a montanha em que haveria de morrer. Deus lhe havia proibido que entrasse em Canaa a causa de sua propria desobediencia.
Esta ultima vista final pode haver  causado a impressao mais profunda. Ninguem podia rebelar-se impunemente contra Deus, nem sequeira Moises, que havia conhecido a JEova dde cara a cara (34:10).

Uma pergunta vital

A que se deve, pensa voce, que a biblia inclua informes de fracassos tao grandes como estes? Ha experiementado voce algum fracasso repetido; um pecado ou um problema que volte uma e outra vez, apesar de suas melhores intensoes?



_______________________________________

clip Porque Ele Vive - Aline Barros Clipe Oficial MK Music em HD

propaganda

______________________________________

Agora vamos continuar nosso estudo nos capitulos estudados e a nossas considerações finais
No capitulo 14 versos 28 e 29 o tema muda para o Dizimo para os pobres
Cada ano os israelitas apresentavam um dizimo de seus produtos como oferta a Deus. Cada terceiro ano dito dizimo era distribuido  entre os necessitados. Deus aceitava estas ofertas feitas aos pobres como uma oferta feita a Ele. O principio detras destra pratica foi vigorosamente expressado em uma parabola por JEsus (Mateus 25: 31 a 46) que disse; A quanto fizestes a um deste meus irmaos mais pequenos, a mim o fizera.
No capitulo 17 verso 15 o tema muda para Requisitos para um rei
Ate agora, a Biblia nao tem mencionado a possibilidade de um rei para Israel. Porem aqui, muito antes de que a nacao tivesse um rei, Deus especifica os requisitos de um bom rei. A lista de qualidades nao concorda muito com a imagem corrente de um rei, nem com a classe de pessoas que os descdendentes destes israelitas geralmente tiveram como rei.
No capitulo 18 verso 9 o tema muda para Abominacoes
Este breve paragrafo da uma antecipada dos costumes detestaveis, as abominacoes, que os israelitas encontrariam na terra prometida. O sacrificio de criancas era uma coisa comum no culto cananeu. Deus ja havia dito que a invasao dos israelitas era uma forma de castigo contra os cananeus por esta pratica (9:4).
No capitulo 20 verso 5 o tema muda para Regras militares comuns
Os israelitas conseguiram uma grande reputacao como guerreiros determinados e fieis. No entanto, as instrucoes de Moises neste capitulo desafiava a pratica militar comum. Os soldados com novos lugares, novos vinhedos, ou novas esposas, e ainda os soldados medrosos, podiam ser eliminados da batalha. Alem do mais, antes de atacar qualquer cidade, o exercito devia extender uma oferta de paz.
No capitulo 22 verso 1 o tema muda para Respeito a natureza
As leis de deteuronomio demonstram a preocupacao de Deus por um trato respeitoso da natureza. Em suas instrucoes para a guerra, Moises ordenou que os que sitiassem uma cidade, escolhessem com cuidado quais arvores iam a cortar (20:19). A preocupacao de Deus pelos fracos e indefesos se extendia ate o reino animal ja que a lei protegia aos bois, asnos e inclusive aos passaros.
No capitulo 24 verso 6 o tema muda para Respeitem as pessoas nao ao dinheiro
As leis do Antigo TEstamento contem muitas disposicoes para proteger as pessoas da exploracao. OS israelitas nao podiam cobrar uns dos outros juros pelo enprestimo ( Exodo 22:25 ). E Deteuronomio estabelece limites sobre o colateral, a prenda que garantia o emprestimo. Aqui o emprestador nao podia aceitar uma pedra de moinho , por exemplo, ja que isso ameacava a subsistencia do devedor. Os versiculos 10 a 13 especificam outras salvaguardas. Ao devedor permitia conservar todas as coisas necessarias para viver, e o que emprestava nao podia entrar na casa do devedor para retirar o objeto da divida.
No capitulo 24 verso 19 o tema muda para Nao se esquecam dos pobres
O capitulo 24 contem algumas das regras expressamente destinadas a proteger os pobres. Uma delas consistia em nao retirar completamente todos os graos das plantacoes, senao deixar algo nelas para que as viuvas, os pobres e extrangeiros. Tambem havia estipulacoes de pagamento da diaria ao final do dia e varias outras medidas de protecao ao desamparado. As leis de Deus incorporam uma preocupacao pelos pobres na rotina diaria dos israelitas.
No capitulo 27 verso 12 o tema muda para Uma tarefa para Josue
Josue levou a cabo estas instrucoes de Moises sobre as bencaos e maldicoes, tal como vemos em Josue 8:31 a 35. O monte Ebal tinha um significado especial para os isrelitas , que acreditavam que Abraao havia adorado a Deus pela primeira vez  ali depois de receber a promessa original da possessao da terra prometida( Genesis 15 ).
No capitulo 28 verso 20 o tema muda para Advertencia a dispersacao
Moises advertiu que se os israelitas nao obedeciam a lei de Deus, seriam desraigados de sua nova terra e dispensados por todas as partes. E sera motivo de terrar, e serviras de motivo de refrao e de falatorio de todos os povos aos quais te levaram a Jeova. Advertiu Moises (verso 37). Ao menos tres vezes  na historia se cumpriu esta dispensacao dos judeus (chamada diaspora) em escala massiva. Assiria, Babilonia e finalmente no Imperio Romano invadiram a patria dos judeus eo dispensaram por outros paises.
No capitulo 29 verso 5 o tema muda para Milagres no deserto
A peninsula do Sinai era um lugar duro, e a Biblia da consistencia aos problemas dos israelitas para abastecer-se de comida e de agua. Porem, tal como mostram os vesos 5 e 6, Deus se preocupou com o seu povo, dando comida e bebida diaria e ate assegurando-se de que sua roupa nao se gastasse.
No capitulo 32 verso 11 o tema muda para Emocoes encontradas
Quem dera que tivessem tal coracao que me temessem e gaurdassem todos os dias meus mandamentos, para que eles e seus filhos lhe fossem bem para sempre, havia dito Deus sobre os isarelitas (5:29). As ternas palavras do cantico deste capitulo expressam o verdadeiro amor de Deus por eles. E no entanto, este cantido tambem tem palavras de realismo sombrio. Deus sabia que os israelitas falhariam, e este cantico, respondera em sua cara como testemunho, quando eles se distanciarem dele ( 21:21).
No capitulo 34 verso 4 o tema muda para Moises consegue ver a terra prometida
Para Moises foi uma grande desilusao nao poder guiar a seu povo em sua entrada a nova patria, a consequencia no mensionado em 32: 48 a 52. Porem Deus lhe permitiu dar uma olhada final sobre toda a terra prometida. E de uma forma totalmente inesperada, Jesus cumpriu seu sonho  de assentar o pe na terra prometida. Mais de mil  anos mais tarde, o regresso com o profeta Elias e visitou a Jesus no monte da trasnfiguracao (Mateus 17, Marcos 9 e Lucas 9)

comentario livre

FEchamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário