Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 81 - Deuteronômio 10 a 13


Programa 81


PROGRAMA 81 

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Deuteronômio dos capítulos 01 a 13.
O tema deste programa é Um jogo pessoal, A ultima oportunidade de Moisés de frente ao povo que amou
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  O Poder de Uma Aliança - Ludmila Ferber DVD O Poder da Aliança 02
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos continuar o estudo do livro de Deuteronômio
O livro de Deuteronômio contem muitos discursos de Moises, motivando a Israel e guiando-lo para que entrasse na terra prometida. Quanto a extensão e poder emotivo, estes discursos não tem igual na Bíblia. Moises repassou uma e outra vez, de forma apaixonada, as mesmas situações, reprovando as vezes, porem na maioria das vezes demonstrado pela angustia e o amor de um pai.
Há nestes discursos um fundo de tristeza; Moises sabia que não podia compartilhar o triunfo de entrar em Canaã. Deus havia revelado que Moises morreria antes desse momento. 
Em Êxodo, Moises se destaca por um curto gênio e sua resistência em falar. Sua humildade e eloquência , tal como se manifestam em Deuteronômio, demonstram quanto havia avançado em 40 anos. No fundo de sua alma, Moises sentia que toda a historia do povo hebreu dependia do que sucederia a continuação. Estacionados a borda do rio Jordão, estava a ponto de entrar na terra prometida e enfrentar a prova mais crucial de suas vidas. Como agiriam diante da nova terra? Se mantivessem fieis a seu pacto com Deus ou o excluiriam pelos prazeres mais imediatos que lhes rodeavam?
Criados no deserto, os israelitas pouco sabiam da sedução de outras culturas; a sensualidade, as religiões exóticas, os deslumbres das riquezas. Haviam passado suas vidas em uma separação quase total, protegidos das civilizações. E agora marcham a uma terra cheia de seduções.

Tres discursos

O primeiro grande discurso de Deuteronômio nos capítulos 1 a 3, repassa de modo em que Deus havia tratado a Israel. Moises recorda a historia de Israel tal como ele havia visto com seus próprios olhos, mencionando detalhes como o sistema de risco do Egito, a abrupta partida, o temível deserto com suas serpentes e escorpiões e os assombrosos milagres de Deus. Seu relato esta cheio de reflexões pessoais, como o de um padre que conta com seus filhos oque devem recordar quando ele já não esteja.
O mais longo discurso, que vai desde o capitulo 4 ao 26, repassa o código moral e civil ao que os israelitas haviam consentido obedecer. Ainda aqui se transparece um tom pessoal. Moises não detalha as leis como se tratasse de um livro de texto, as considera, as elabora e as prega ao povo. Junto com as leis inclui recordações, lições ilustrativas e arranques pessoais.
Nos capítulos 27 a 33 Moises faz um ressumo final e apresenta o desafio final da parte de um ancião que enfrenta uma morta certa.  Ele apresenta a lição com que os Israelitas enfrentam com toda a claridade a seu alcance. Ele não estará entre eles  quando eles escolham seus futuros. Ficam livres a sua própria decisão; tem um destino em suas próprias mãos.

Como ler deuteronômio?

O princípios deste seculo os arqueólogos começaram a desenterrar mostras de antiguissimos tratados da proximidade do Oriente. Estes tratados de soberania transcrevem de forma oficial a relação entre um rei poderoso e o povo que governava. Tais tratados levam novas luzes sobre o livro de Deuteronômio, que parece seguir muito próximo o modelo deste tipo de tratado. Tipicamente, um tratado com um rei poderoso continha os seguintes elementos;

1- Uma explicação que identifica as partes incluídas no tratado, como ser um rei e um pequeno grupo que deseja sua proteção.
2- Uma breve historia descrevendo as relações previas entre as partes.
3- Regras que definem as obrigações de cada parte. O rei pode jurar defender a algumas tribos com seus exércitos a troca de lealdade, impostos e parte do que as tribos produzem.
4- Testemunha dos tratados, incluindo-se, em muitos casos, uma lista dos deuses locais.
5- Maldições e bençãos que especificam oque acontecerá se uma das partes quebra o tratado. O rei pode prometer prosperidade e paz se seus súditos que se atem aos términos do acordo, ou invasão, deportação ou morte se o violam.

Leia como Deuteronômio como mostra um tratado entre o rei e seu povo. Tratado é outra palavra equivalente a que estamos usando, pacto, para descrever o acordo formal entre Deus e os israelitas. Com um pouco de esforço você poderá identificar as diversas partes que Deuteronômio que tem um paralelo com os cinco elementos mencionados anteriormente.
Os capítulos 1 a 11, 26 a 34 contem o melhor ressumo dos discursos de Moises aos israelitas. Ele não poe freio a nenhuma de suas emoções ao voltar a relatar a historia de sua vida. Quase todas as ações que ele descreve , repetem o que temos ouvido anteriormente (veja Êxodo 12 a 20, 32 a 34, Números 11 a 17, 20 a 24), porem Deuteronômio nos apresenta um relato muito mais personalizado.
A diferença de outros livros da antiguidade, a Biblia lhe concede um lugar preponderante as pessoas insignificantes, os pobres, os estrangeiros, as viúvas, os órfãos, os enfermos. Muitas das regras que se aplicam a eles repetem a lei dos livros anteriores. Porem Deuteronômio nos permite ver as razões ocultas pelas de Deus tem uma preocupação tal pelos que são  ninguém e porque também devem ter os israelitas.
Tem também ideias muito interessantes sobre de como pode dita preocupação ser traduzida nos verdadeiros planos de ação politica e econômica. Ao ler o livro, assinala cada passagem que tem que ver com as ditas pessoas.
O Novo Testamento cita deuteronômio mais vezes que a qualquer outro livro do Antigo Testamento , 21 dos 27 livros do Novo Testamento fazem referencia a Deuteronômio, alguns especialistas contam 90 ditamentos. Jesus mesmo tomou dele durante sua tentação (Mateus 4)


_______________________________________

clip Pamela - Flecha em Suas Mãos (Clipe Oficial)
propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Deuteronômio e nesta parte o tema muda para Mais saudáveis, dissolvidos e sábios, Aos bons somente acontecem coisas boas?
Acontecem aos cristãos acidentes? Caem enfermos  de câncer? Os mandam embora de seus trabalhos? A resposta destas perguntas? É claro que sim, afirmativo. Porem estas respostas as vezes causam grandes problemas a alguns de novos crentes. Ou acaso não promete a Bíblia que Deus cuidará e protegerá a seus seguidores? Como pode acontecer coisas tragedias?
As pessoas que fazem essas perguntas apoia-se com frequência no Antigo Testamento, no que Deus claramente lhes promete exito e proteção aos israelitas.  Em Deuteronômio, Moises especificou as promessas de Deus detalhadamente. As mulheres israelitas tinham muitos filhos. 
Todos os cultivos, grãos, uvas, azeitonas, produziam em abundancia. Os gados produtivos e ovíparos se multiplicariam. E Moises até chegou a incluir a seguinte promessa extraordinariamente; E quitarei de ti toda a enfermidade (7:15). 

Uma disposição especial

Para que os israelitas receberam estes benefícios, Deus requeria somente uma coisa; que eles vivessem segundo o acordado  no pacto que se menciona pela primeira vez no livro de Exodo. Deuteronômio repete grande parte do pacto e declara; Nao com nossos pais fez Jeová este pacto, senão com nós oque estamos aqui hoje vivos (5:3).
Deus havia estabelecido uma relação unica e peculiar com esse grupo  de refugiados que havia estado peregrinando pela Península do Sinai por 40 anos (10:15 e 14:2). Moises, entre outros, não alcançava a superar seu assombro diante de tal acordo. Pergunta agora... se desde um extremo do céu ao outro se tem feito coisa semelhante a esta grande coisa, ou se haja ouvido outra como ela, disse ele, Oque que há intentado Deus vir a tomar parte de si uma nação de outra nação... e feitos aterradores como tudo oque tem feito com vocês Jeová vosso Deus no Egito diante de vossos olhos? (4:32 a 34).
Moises prometeu que as coisas boas lhe sucederam aos israelitas se eles tinham a sua parte do pacto, nada mais. Sim, disse, sublinhando essa pequena porem muito crucial palavra. Monte de duvidas e ansiedade recorrem todo o livro. Se aderiram os israelitas aos términos do pacto? Obedeceram?

Os perigos do sucesso.

Moises parecia temer mais a prosperidade vindoura que os rigores do deserto e expressa esses temores no capitulo 8. Na terra prometida, um exuberante países de terras frutíferas, arvores, e ricos recursos, os israelitas podiam chegar a esquecer de Deus e começar a atribuir-se o mérito ao seu pro próprio. 
Esse era ao menos, o perigo e a razão pelo que Moises seguia insistindo, Recordem! Recordem os dias de escravidão no Egito e os atos de Deus para livra-los. Recordem as dificuldades do deserto vasto e desolado, e a fidelidade de Deus demonstrou ali. Recordem sua chamada especial, para serem um tesouro particular de Deus. Nao se esqueçam, quando sejam uma nação prospera, oque que aprenderam como refugiados no Sinai.
Deus predisse bruscamente; Porque eu os introduzi na terra que jurei a seus pais, a qual fui leite e mel, comeram e se saciaram; e se voltarem a deuses estranhos e lhes servirem , e me negarem, e invalidarem meu pacto (31:20). 
Tal como o demonstram os livros que seguem Deuteronômio; tudo oque Deus e Moises temiam se fez certo. O pacto foi quebrado de forma irreparável. Ao final, os israelitas não receberam riquezas nem felicidades senão escravidão e sofrimento.

Uma mensagem para nos

As promessas de Deuteronômio lhe foram feitas a um povo em particular, aos israelitas, no marco de relação de uma aliança especial, um pacto que Deus profetizou que seria violado. A formula era simples; Fazer o bem e sereis abençoados, fazei o mal e sereis castigados. Porem os cristãos modernos não podemos simplesmente voltarmos a essas promessas de riqueza e prosperidade e aplica-las diretamente a nosso caso. 
Ao contrario, devemos ver este livro a luz do novo  pacto introduzido  por Jesus Cristo e detalhado no Novo Testamento.
quando Jesus veio, prometeu certas recompensas para os cristãos, porem também predisse pobreza, exclusão e inclusive perseguição. As recompensas nesta terra não podem reduzir-se a um simples ; Fazei o bem e sereis abençoados; fazei o mal e sereis castigados ( Hebreus 11). Os discípulos de Jesus foram fieis e no entanto quase todos viveram na pobreza, foram perseguidos e morreram martirizados. Para eles, a recompensa total teve que esperar a que chegassem ao céu.
Deuteronômio pode aportar uma chave sobre porque Deus nos exime a seus seguidores de todo o mal durante a vida. Ironicamente, a prosperidade e a saúde pode fazer mais difícil a dependência de Deus. Os temores de Moises se fizeram realidade; os israelitas demonstraram ser menos fieis a Deus, depois de entrar na prosperidade da terra prometida. NO deserto, ao menos, se haviam visto  abrigados a depender de Deus ainda para a sobrevivência diária. Porem depois de um breve lapso de Canaã, se esqueceram dele. Ha um grande perigo em conseguir finalmente oque eles desejavam.

Uma pergunta vital

Quando você pensa mais em Deus; quando as coisas vão bem ou quando se encontra em dificuldade?


_______________________________________

clip PG - Eu Permanecerei Clipe Oficial Álbum SETE

propaganda

______________________________________

Agora vamos continuar nosso estudo nos capítulos estudados e a nossas considerações finais
No capitulo 1 verso 37 o tema muda para Moises divide a culpa
Deus proibiu a Moises o ingresso na terra prometida por causa do acondimentamento em Números 20. Em seu discurso de despedida Moises não pode resistir a tentação de expressar seu próprio ressentimento diante da parte que tocou ao Israelitas em provocar seu castigo. Tanto que este versículo como em 3:26 e 4:21, ele passou a culpa aos seus compatriotas.
No capitulo 2 verso 14 o tema muda para Filhos do deserto
Ao repassar a historia dos israelitas, Moises recordou com amargura a serie de rebeliões que levaram  ao castigo  de 40 anos naquele grande e terrível deserto (1:19). A verdade e que as pessoas que agora escutavam haviam sido apenas crianças quando essas rebeliões decisivas tomaram lugar (1:39), era a seus pais a quem se havia proibido entrar na terra prometida. A parte de Josué, Calebe e a própria família de Moises, todos a que escutavam a Moises se haviam criados no deserto. 
No capitulo 4 verso 6 o tema muda para Evangelismo no antigo Testamento
Enquanto lhes ia explicando diversas leis aos israelitas, Moises com frequência lhes fazia recordar seu peculiar chamado como nação. Deus os havia escolhido como reino de sacerdotes e especial tesouro. Esta passagem descreve ainda outro beneficio na obediência da lei; oque hoje chamariam evangelismo. A pureza dos israelitas serviam como exemplo as nações que o rodeavam, as que se viam atraídos ao Deus verdadeiro.
No capitulo 4 verso 23 o tema muda para Relacionando as leis para a experiencia
O capitulo 4 segue um padrão tipico de Deuteronômio; Moises começa com a experiencia dos israelitas e logo demonstra como as leis do pacto se relacionam diretamente com dita experiencia. Neste capitulo ele vivamente lhes recorda seus próprios encontros com Deus, especialmente no Monte Sinai. Como se revelou Deus a eles? Nenhuma figura viram, indica Moises (4:15), por consequência, os ídolos feitos por mãos humanas insultaram um Deus tal.  Logo descreve os extraordinários e únicos privilégios que Israel tem; conhecer pessoalmente a Deus que criou o universo.
No capitulo 7 verso 7 o tema muda para Porque os israelitas?
Deuteronômio deixa bem claro que Deus escolheu a israel por pura graça. Nao os elegeu por serem extraordinários , nem por sua bondade(9:5), nem por sua fidelidade (9:24). Ao contrario, escolheu porque os amava, e havia feito promessa absolutas a seus antepassados. Deuteronômio lhe promete uma nova terra aos israelitas 69 vezes.
No capitulo 9 verso 4 o tema muda para As causas para a guerra.
As ordens dada aos israelitas de destruir totalmente as outras nações tem causado muita preocupação aos leitores modernos do Antigo Testamento. Esta passagem revela que Deus atuava assim não pelo caráter moral superior dos israelitas, senão pela própria maldade dos antigos habitantes. O capitulo 20 verso 16 a 18 da ainda outra razão para a guerra, manter israel livre da contaminação por parte das outras nações. Os israelitas nunca seguiram estes mandamentos  completamente, e sua nação foi eventualmente debilitada e destruída por tal contaminação.
No capitulo 11 verso 18 o tema muda para Leis sobre a cabeça
Muitos comentaristas bíblicos, tanto judeus como cristãos , entendem essas ora coes em sentido figurado. Porem os judeus radicais o tomam  em sentido literal. Levam porcões escritas do Antigo Testamento , incluindo Deuteronômio 6:4 a 9, 11: 18 a 20 em uma pequena caixa presa a frente, e também montam uma caixa na entrada de saus casas. As caixas se chamam filactérios, Jesus se referiu a este costume (Mateos 2:5), comentando que podia transformar em uma maneira exibicionista de expor o orgulho espiritual.
No capitulo 12 verso 2 o tema muda para Um livro que mudou a historia
Os israelitas não cumpriram cabalmente estas instruções acerca de destruir os lugares altos, que eram o centro de adoração aos ídolos. Porem, dezenas de anos depois com Moises, acorreu um acontecimento dramático. No meios de uma renovação do templo, os trabalhadores encontraram um antigo pergaminho enrolado que continha o livro da Lei.  Esse descobrimento do livro teve um efeito galvanizador em toda a nação. Quando foi lido ao rei Josias este chorou e rasgou suas vestes , logo chamou a todos os anciões para que ouvissem sua palavra. Esse acontecimento abriu passo a um amplo avivamento espiritual que incluiu uma campanha contra a idolatria e o lugares altos.
Muitos eruditos opinam que foi Deuteronômio o livro que sacudiu a todo um reino (2 Reis 22:23)
comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário