Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 79 - Números - 1 a 23


Programa 79

BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA


                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Números dos capítulos 01 a 23.
O tema deste programa é Quarenta anos de miséria, uma jubilosa aventura acaba em um fim trágico
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  Jonas Maciel - Te Quero Não Nego Clipe Oficial
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos continuar o estudo do livro de Números
O começo do livro de Números encontra os israelitas se apresentando a uma grande aventura. Livres me fim das cadeias da escravidão , que estão a caminho da terra prometida. No entanto, este livro que começa com um estalido de vigor, conclui com um gemido de impotência.
As semanas , os meses e finalmente os anos de trajeto hostil parece haver derretido o espirito de aventura. Os israelitas atuam como gente que se tem perdido ao seu norte. com incrível detalhe, Números registra uma longa sequencia de queixas e rebeliões.

Um desvio de quarenta anos

As primeiras queixas procederam dos estômagos. a medida que os israelitas começavam a anelar as especiarias do Egito. Portanto, a grande multidão se transformou em uma massa revoltosa. Ao menos 10 vezes alceou sua desperança ou se alcançou em rebelião aberta.
Se confrontaram contra seus lideres e denunciaram a Deus em voz alta. A rebelião se entendeu aos sacerdotes, logo aos exploradores militares, a família de Moises e finalmente a Moises mesmo.
O titulo Hebreu original deste livro não era Números, senão No deserto, e esta compacta frase expressa algo do sentido de desvalorização que tinham os israelitas. Rodeados de nações hostis, tiveram que marchar debaixo de um sol abrasador por um deserto cheio de serpentes, escorpiões e secas.
Ainda hoje em dia quem visita o deserto do Sinai se assombra que toda a nação perambulava por esse território por tanto tempo. Uma marcha através deste deserto devia haver durado mais ou menos duas semanas. Ao invés disso, durou 40 anos. Números abarca todos os anos desse perambular e conclui de onde a viajem começou, no mesmo lugar(Cades) onde havia falhado a fe dos israelitas.
Dos muitos milhares que saíram do Egito, somente os adultos, Josué, Calebe chegaram a terra prometida.

Uma aula de historia diferente 

A maior parte das historias antigas sao muito diferentes das deste livro. Narram vitorias de grandes guerreiros e de lideres sem fim. Com uma monotonia quase apertada, Numeros apresenta um quadro muito mais realista. Mostra os primeiros sintomas, toda a progressao e o tragico erro das queixas e da incredulidade.
Os israelitas pederam a fe nao somente em si mesmos, senao tambem em seu Deus. A causa dele, toda uma geracao desta nacao ficou enterrada na zona conhecida como Peninsula do Sinai. As referencias do erro pelo deserto, aparecem uma e outra vez na Biblia. Este periodo de rebeliao deixou uma marca indelevel no povo hebreu.
No que foi que falhou? O livro de Números nos tem sido dado para que nos soubessemos. O apostolo Paulo indica que esses fracassos, lhe aconteciam como exemplo e estão escritas para admoestanos a nos, a quem tem alcançado o fim do seculo. Assim oque pensa estar firme, olhe para que nao caia (1 Corintos 10:11 e 12)

Como ler Números?

As pessoas que tentam ler Números de ponta a ponta se distancia confundida e desalentada. O livro começa com uma longa descrição de um senso e dali passa a dar uma lista de leis e rituais.  Esses eram os registros oficiais de uma nação e cada palavra tinha um grande significado para os israelitas.
Porem, a diferença de Levíticos, o livro de Números não esta constituído pela maior parte por estas extensas descrições. Se concentra muito bem nos relatos, entre os quais se entretêm leis e ritos. Os relatos são emocionantes e alguns deles, como o livro de Balaão, soa muito notáveis.
A ação de Números toma lugar em três marcos ambientais diferentes; 
1) Os capítulos 1 a 14 começam no mesmo lugar em que concluiu Êxodo, ao pê do Monte Sinai
2) Os capítulos 15 a 19 concentram um período de 37 anos, o período de perambulação pelo deserto. O resumo que faz Moises no capitulo 33 menciona 47 paradas no deserto, porem Números se ocupa de muito poucas delas.
3) Os capítulos 20 a 36 se ocupam de toda uma nova geração de israelitas, que estão ocupadas na preparações finais previas da invasão. 
Ao ler Números, sera útil ter em mente algum tema maior, tal como as murmurações ou as rebeliões. Mova-se através do livro observando exemplos deste problema. Os estalidos mais notáveis ocorrem nos capítulos 11, 12, 13, 14, 16, 20 e 21, ao menos 10 sucessos ao total. 
Preste atenção a causa de cada rebelião e também as respostas de  Deus, pode ver paralelos entre as experiencias dos israelitas e as da sua própria vida?
Números nos oferece assim mesmo uma oportunidade de aprofundar na liderança de Moises, ao mostrar-nos suas respostas diante de cada crise, uma demonstração de sua proemiencia? O livro disse mais de 80 vezes que " falou Jehova a Moises". 
Distingue as casualidades, tanto positivas como negativas, que o converteram em um lider tao eficaz.
Outras partes da Bíblia fazem referencia frequente a Números. Alguns dos Salmos históricos, tais como Salmos 78, 105 e 136 reformulam poeticamente estes acontecimentos. 


_______________________________________

clip Mara Linhares - ADORADOR É O QUE SOU - LyricVideo (Kaná Music)

propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Números.
O tema nesta parte muda para Recordações nacionais, lições objetivas incorporadas na vida nacional israelita
Se bem que algumas partes do livro de Números podem lhe aparecer estranhas a um leitor moderno, esse livro expressa claramente dois dos valores principais dos israelitas; a pureza e a santidade. Tinham que ser puros antes de se aproximar de Deus. E estavam chamados a demonstrar a santidade de Deus diante das nações. 
A necessidade de pureza e santidade se refletia em que os israelitas comiam e usavam e o modo em que se conduziam diariamente. 

Recordações visuais

Deus separou a certos tipos de pessoas como recordação visual da pureza e santidade. Os levitas, que de alguma maneira são a contrapartida dos religiosos profissionais de nossos dias, se ocupam dos deveres religiosos formais  (capitulo 3,4,8). Um de seus clãs empacotava os objetos sagrados quando havia de peregrinar, no entanto que outros clãs levavam as cortinas do tabernáculo e as partes estruturais.
Números menciona outro grupo; os nazarenos (capitulo 6). Estes cidadãos comuns se dedicavam a um regime adicional de pureza. Nao bebiam vinho e deixavam crescer o cabelo sem corta-lo. Se destacavam entre a maioria por suas roupas e modo de viver. 
Porem a santidade na o ficava liberada a grupos especiais. Cada israelitas participava nas ofertas diárias, nos sacrifícios e nos dias festivos prescritos. Quando uma família trazia um bezerro e via como tirar o couro, tirava a carne e queimava no altar, se via obrigada a refletir. O pecado era algo serio e havia um grande abismo que os separava de Deus. De alguma forma, sendo diante de um relato, um  rito  ou simbolo visual, Números expressa esse sentido de separação em quase todas as paginas.
Ao aproximar-se de Deus, os israelitas deveriam faze-lo com grande cuidado.

Salvando o Abismo

O Novo Testamento falaria mais tarde de um Deus que e nosso Pai, a que qualquer um pode aproximar-se a qualquer momento e que se interessa dos detalhes pessoais de nossas vidas pessoais. Porem, números serve como transformação importante para essa classe de relação. Mostra graficamente qao grande era o abismo entre as pessoas e Deus, e nos ajuda a apreciar plenamente tudo o que Jesus Cristo fez ao colocar a ponte sobre esse abismo.

Uma pergunta vital

As palavras santidade e pureza ou términos similares não se opõem em muitas igrejas hoje. Oque pensa você que consideramos que Deus sempre temos a mão e que nos aproximamos a Ele demasiadamente descuido? 

_______________________________________

clip Marcos Nunes - Não Posso Parar (Clipe Oficial)

propaganda

______________________________________

Agora vamos seguir nosso estudo no livro de Números e a nossas considerações finais
No capitulo 2 verso 32 o tema muda para Quantos Israelitas?
Números disse que a quantidade de israelitas perambulou pelo deserto pode haver chegado a dois milhões e meio. Como puderam sobreviver tanta gente no deserto por quarenta anos? Ha quem sugira que o clima do deserto possa haver sido diferente  naquele momento. Outros sugeriram que o numero total quisera não chegara tao grande como nos interpretamos, já que os hebreus tinham uma maneira diferente de contar, e que sua ideia de mil possa ser tido diferente  da nossa. 
No entanto, todos estão de acordo em duas coisas; em primeiro lugar, que o numero de israelitas foi muito grande, demasiado grande como para manter-se durante todos esses anos por meios comuns. Em segundo lugar, Deus atendeu as necessidades de seu povo por meios milagrosos ao dar-lhes o mana e água fresca.
No capitulo 3 verso 45 o tema muda para Uma tribo de sacerdotes.
Deus designou uma tribo especial de israelitas para que fosse separada junto com seu gado, para servir como sacerdotes. Eles ofereciam os sacrifícios da nação.
No capitulo 5 verso 16 o tema muda para A prova do adultério
Esta estranha prova de adultério que aqui se descreve se aparece a outras provas pelo juízo de Deus que eram comuns para aqueles então no Oriente Médio. Se supõe que, as reações da mulher culpada a denunciariam fisiologicamente (como faria um detector de mentiras), ou Deus revelaria a verdade mediante o resultado da prova. este juízo publico pode haver ajudado a limpar a reputação  de mulheres que tivessem sido falsamente acusadas pelos seus esposos.
Nao ha nenhuma consistência bíblica de que este procedimento haja sido usado alguma vez, e a prova aqui descrita e a unica deste tipo que aparece na Bíblia.
No capitulo 6 verso 6 o tema muda para  Tipos de impureza
Em suas enfases sobre a pureza, Números menciona três tipos de pessoas impuras; as vitimas de certas enfermidades, as pessoas com fluxos corporais (inclusive sexuais)e aquelas que entravam em contato com cadáveres. 
A parte de seus óbvios benefícios sanitários, estas regras contribuem a sublinhar um marcado contraste entre os israelitas e os que praticavam outras religiões; os egípcios  que praticamente adoravam aos mortos, e aos fenícios e outros que faziam do sexo uma parte importante de seis ritos religiosos.
No capitulo 6 verso 21 o tema muda para Nazarenos famosos
Sansão e João Batista são dois dos nazarenos mais famosos da bíblia. O apostolo Paulo fez um voto nazareno em Jerusalém (Atos 21: 21 a 29)para demonstrar sua conformidade com a lei judaica.
No capitulo 9 verso 22 o tema muda para Orientação inequivocada
Essa passagem descreve um ato notável da experiencia no deserto; os israelitas sabiam exatamente se Deus queria que viajassem esse dia e que distancia deveriam alcançar. E ainda que desobedessesem a Deus de quase todas as formas possíveis, geralmente seguiram suas orientações especificas dos lugares que deviam estar.
No capitulo 10 verso 36 o tema muda para Orações famosas
Esta oração todavia de Moises se repete nos cultos judaicos quando se tira o rolo da lei de seu lugar. Outra oração de Numero, a benção do capitulo 6 verso 24 a 26, e utilizada tanto nos cultos judaicos como nos dos cristãos. Segundo o modelo de pensar da antiguidade, o nome de uma pessoa representava seu caráter, incluindo todas as virtudes e poderes, e a benção do capitulo 6 verso 27 mostrava como Deus punha seu nome sobre os israelitas.
No capitulo 11 verso 29 o tema muda para O peso da liderança
Na notável conversa com Deus que procede esta passagem , Moises confessou a terrível carga que significava ter que guiar um povo tao queixoso e choroso. E ainda chegamos ao fim de sua paciência, todavia teve a misericórdia diante de seus rivais. Sua resposta a outros profetas se parece com a atitude que Jesus fazia de outros obreiros (Marcos 9: 38 a 41), e a de Paulo ( Filipenses 1:18 ).
No capitulo 14 verso 1 o tema muda para A pior das rebeliões
O capitulo 14 registra o ponto critico de Números. Apesar de abundantes provas do poder de Deus para beneficia-los os israelitas tremeram diante do informe dos espiões sobre Canaã. O medo levou a uma rebelião aberta, e a nação organizou um motim contra Moises. Na fronteira da mesma terra prometida, pronta para cair em suas mãos, se acovardaram e se distanciaram. 
Frente a tal rebelião, Deus decidiu esperar o surgimento de uma nova geração de israelitas, os escravos originais não estrariam na terra prometida. Todos os que foram maiores de 20 anos estavam destinados a deixar seus ossos no deserto.
No capitulo 15 verso 38 o tema muda para Um salvaguarda contra a luxuria.
Os israelitas tinham grandes sinais para recorda-lhes de Deus, a nuvem de fogo, por exemplo, e também pequenas como; usavam franjas e cordoes azuis nos bordões dos vestidos, para recordar dos mandamentos de Deus. Deus menciona especificamente esta pratica como uma salvaguarda contra a luxuria, uma recordação impossível de evitar para alguém tentado para o adultério.
No capitulo 16 verso 49 o tema muda para Uma brecha de 37 anos.
A bíblia só menciona dois acontecimentos especiais que tomaram lugar durante os anos de peregrinação, as rebeliões do capitulo 16. Porem Deuteronômio capitulo 2 verso 7, capitulo 8 verso 4 e capitulo 29 verso 5 e 6, indica que o povo foi bem cuidado e que aumentaram suas possessões.
No capitulo 18 verso 20 o tema muda para Sem terras para os levitas.
A tribo dos levitas gozou de privilégios especiais, porem a diferença das ricas castas sacerdotais tais como as do Egito, eles não receberam terras. Deus mesmo era sua porção e herança. E quanto a sua comida, dependiam em grande medida das oferendas das outras tribos. Foi assim que que a sobrevivência de um ministério de tempo pleno, dependia da fidelidade dos demais israelitas.
No capitulo 20 verso 12 o tema muda para O pecado de Moises
depois de tantas provas de lealdade e valor, Moises vacilou. O livro de Números não especifica com precisão oque fez Moises para desgostar a Deus Foi o feito de que Moises golpeasse a pedra ao invés de falar-lhe, como havia dito Deus? Seja como for, o feito e que Moises criticou fortemente os israelitas e foi considerado em falta por sua falta de fe em Deus (20:12).
Em Deuteronômio, Deus disse " pecastes contra Mim" e " " não me santificastes no meio dos filhos de Israel" (32:51). Oque sucedeu em Meriba colocou um trágico fim a carreira de um grande homem; Moises com os pês doloridos e os ânimos saturados, recebeu a noticia de que também ele morreria no deserto antes de que os israelitas entrassem na terra prometida. Moises rogou a Deus que revogasse o castigo, e ao falar tal apelação, o fez a culpa aos israelitas.
No capitulo 21 verso 9 o tema muda para A serpente de Bronze
Jesus escolheu este episodio como um dos exemplos do Antigo Testamento que ilustra sua própria pessoa e obra (João 3:14). Diante da serpente e mediante Jesus, Deus brindou uma saída que demandava somente fe da parte das pessoas. Em uma atitude tipica, os israelitas corromperam o significado conservando a serpente de bronze como ídolo. Seculos mais tarde Ezequias destruiu a dita imagem (2 Reis 18:4)
comentário livre

Fechamento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário