Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 78 - Levíticos - 19 a 27


Programa 78

BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA



                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Levíticos dos capítulos 19 a 27.
O tema deste programa é Uma biblioteca nacional de Leis, Israel separado de todas as nações vizinhas
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  Jonas Maciel - Feliz de Novo (Feliz de Novo) [LyricOficial]
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos continuar o estudo do livro de Levíticos 
As leis das maiorias das nações encheriam uma biblioteca. Complicados índices e catálogos indicados por advogados onde encontrar informação quando se estão ocupando de algum assunto em especial. Nenhuma pessoa pode chegar a saber, nem si quera um seguimento importante de todo as as leis de sua nação.
Se as leis do Antigo Testamento que aparecem em Levíticos (também em Êxodo, Números e Deuteronômio) parecem áridas e de grande alento, pondo em perspectivas. Essas leis, pouco mais de 600 no total, constituem, no todo que sabemos, todo o código legal de uma nação. Para um advogado, a característica mais notável das mesmas em sua brevidade e sensibilidade..
Uma pessoa não necessitava estudar em uma faculte de direito para entende-las.
As leis não guardam nenhuma ordem especial. Uma lei contra a feitiçaria é seguida de outras leis que se opõem a certos tipos de penteados proibidos, a que por sua vez e seguida por outra lei que proíbe converter-se uma filha em prostituta. Esta mescla revela um ponto importante do pensamento do Antigo Testamento. A vida não e analisada de acordo com seus componentes diferentes, senão vista em sua totalidade.
Para os Israelitas qualquer aspectos da vida, a politica, a vida familiar, o regime alimentício ou a economia, teria que ver com Deus. Ainda nos 10 mandamentos (êxodo 20) demostra isso ja que incluem leias acerca de nossa relação com Deus e também acerca de nossa relação com o próximo. Estas duas relações não podem separar-se.

Características Notáveis

Se compara com os códigos de outros países daquele então, o Antigo Testamento exibe um progresso notável. ( E mais, estas leis tem influenciado grandemente sobre as leis que temos hoje em dia). 
Alguns de suas características mais notáveis são:
- As pessoas eram mais importantes que a propriedade. Por exemplo; nunca se aplicava uma pena capital por algum crime cometido contra a propriedade de alguém. Por outra parte, os escravos eram tratados como seres humanos, não como propriedade. Isso não sucedia com muitos outros códigos legais dessa época.
- Não havia um sistema de classes sociais. Em muitos dos países da antiguidade o nobre era tratado em forma muito diferente que o plebeu. Não passava isso em Israel; todos se encontravam na mesma posição diante da lei. Até o estrangeiro gozava de direitos determinados.
- O castigo se adequava ao crime. Não se permitia nenhum castigo cruel ou excepcional. O principio de olho por olho (Levíticos 24:20) garantia que nenhuma pessoa fosse privilegiada ou excluída de ser castigada, ao mesmo tempo que limitava a vingança.
- A sexualidade tinha importância. Na maioria dos países daquela lei se preocupava pouco ou nada diante do feito que alguém se deitasse com a mulher do próximo. Em Israel, a imoralidade sexual recebia um tratamento severo.
- O Pobre e debilitado estavam protegidos. Havia provisões especificas que protegiam seus direitos diante os poderosos e ricos. As leis de amparo social lhes oferecia uma forma de manter-se vivos. Uma das mais importantes era o direito a recolher espigas do campo, no capitulo 29 versos 9, 13, 14, 15, 32 e 33 lhes brindavam proteção a diversos grupos que não podiam defender-se a si mesmos.
- As atitudes, igual que as acoes, tinham importância. Por exemplo, em Levíticos 19:18 contem a famosa lei Amaras ao próximo como a ti mesmo. Viver de acordo com a letra da lei não era suficiente. A lei apontava o desenvolvimento de relações de amor fraternal.

Destinados a serem diferentes

Ainda não entendemos as razoes de algumas leis(muitas lels podem ter sido promulgadas simplesmente por conseguir simplesmente pelo que os Israelitas fossem diferentes de seus vinhos pagãos), seu impacto total e evidente. Estas regras tinham a intensão de formar uma nação de gente compassiva, consistente e imparcial. Insistiam em que cada pessoa atuasse de forma positiva e com amor ao seu próximo, e em especial para com os necessitados.
Porque? Porque Deus vivia com eles. Pôr ser Ele por sua vez justo e misericordioso, também deve ser o seu povo. 

Uma pergunta vital 

Todo o mundo tem um código que guia sua conduta com a vida. Sua conduta pessoal demonstra tanta preocupação pelos pobres e indefesos como em Levíticos?


_______________________________________

clip Ludmila Ferber - Senhor que Cura Clipe Oficial

propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Levíticos. 
O tema agora muda para Em homenagem a Deus, as festas do Antigo Testamento tinham um objetivo.
As pessoas de todas as nações gostam de feriados, das celebrações e das festas. Os Israelitas nao eram uma excesso. Levíticos descreve cinco festas solenes, cada uma das quais se centravam em Deus. Cada uma se distinguia por seus sacrifícios especiais que se ofereciam ao Senhor e por uma santa convocação (23:4) ao tabernáculo onde Deus havia armado a tenda. Ao invés de dar presentes uns aos outros , os Israelitas traziam presentes a Deus.
As vezes se regozijavam durante a festa dos Tabernáculos, todo o mundo acampava, regojizando diante de Jehova durante toda uma semana (23:40). Em outras ocasiões, como o dia da Expiação, o espirito era serio e solene ( capitulo 16 e 23  dos versos 26 a 32). Porem sua orientação era sempre diante de Deus.

Deus por cima do dinheiro

Ninguem trabalhava durante as festividades israelitas, porem seus feriados tinham um motivo diferente ao nosso. Um campesino israelita nunca gozava de ferias pagas. E mais; uma celebração podia chegar a custar dinheiro, podia cair em um dia perfeito para a colheita. Porem Deus tinha prioridade sobre o trabalho. O dia do repouso semanal reforçava essa mesma noção. A pessoa teria que deixar de trabalhar para poder adorar a Deus.
Deus importava mais que as riquezas. Este artigo fundamental da fe de Israel se manifestavaam ainda mais em um ano sabático e no ano do Jubileu (capitulo 25). Cada sétimo ano , as pessoas deixavam de cultivar. Viviam do que a terra produzia por si mesma e se dedicava a Deus. Isto seria equivalente a que nos fechássemos todos os campos, comércios, e fabricas durante um ano. 
Depois de 49 anos, sete anos sabáticos, chegava ao ano do jubileu. Nesta ocasião as pessoas passavam dois anos inteiros sem plantar. Alem do mais, toda a terra comprada ou vendida durante os 49 anos anteriores devia voltar a possessão da família original. Dado que a terra havia sido distribuída de forma equitativa originalmente, isto significava que nenhuma família ficava totalmente sem posses, nem se faria abruptamente rica.
Todos os israelitas que tivesse vendido como escravos seriam também liberados esse ano.

A propriedade vem de Deus

Nem o trabalho duro nem o trabalho resultante nunca foram desapreciados por Israel. Porem se conhecia que a prosperidade sempre vinha de Deus, não do trabalho duro muito menos das trasacoes hábeis. As festas solenes e os dias de repouso postos a parte como dia especial, serviam para que as pessoas recordassem e adorassem a Deus que lhes havia dado tanto.
Pelo que sabemos, o ano do Jubileu nunca foi posto em pratica. E algumas das festas foram esquecidas durante ao longo dos tempos. Porem tais falhas nao deve nos surpreender. Depois de tudo, pense você oque temos feito com o dia santo de natal. Os dias festivos descritos em Levíticos nos dão uma boa ideia do que Deus queria  que Israel fosse. Lamentavelmente, muitas vezes, a realidade esteve bastante longe do ideal.

Uma pergunta vital:

Se alguém analisar a forma em que você passa os feriados e finais de semana, a que conclusão chegaria sobre suas prioridades?


_______________________________________

clip Marcos Nunes - Não dá Pra entender (Clipe Oficial)

propaganda

______________________________________

Agora vamos seguir nosso estudo nos capitulários finais de levíticos e a nossas considerações finais
No capitulo 19 verso 9 o tema muda para Ajuda aos pobres.
A lei de Deus se ocupava sempre no bem estar dos pobres. Os cultivos deviam levar a cabo de tal maneira que os pobres e os estrangeiros pudessem sobreviver. A razão de tal conduta e especifica; deviam imitar o santo caráter de Deus (verso 1) que cuida dos pobres e amar ao próximo como a nos mesmos (verso 18).
No capitulo 22 verso 19 o tema muda para O melhor de tudo para Deus.
Para o agricultor israelita, um animal domestico representava um valor importante. Tivera sido muito tentado a tirar dentre todos os animais aos mais fracos para o sacrifício. Porem, era o contrario oque se requeria deles; tinham que dar o melhor. O mesmo sucedia com as colheitas, em cada uma delas tinham que trazer as primícias ao Senhor (23:10). Essas praticas recordavam uma e outra vez o lugar que Deus devia ocupar em suas vidas.
No capitulo 23 verso 40 o tema e, Sete dias de festas.
Ainda o culto a Deus era coisa seria, também era causa de alegria. Cada ano, por exemplo, os israelitas tinham que acampar durante uma semana e celebrar, cheios de alegria, a festa da colheita.
No capitulo 24 verso 20 o tema muda para Olho por olho.
Jesus ao falar desta lei em Mateus 5:38, lhes disse aos seus seguidores que nao deviam resistir aos seus opositores. Parecia que as pessoas estavam tomando esta lei de Olho por Olho como base da vingança particular, tal como as pessoas fazem nos dias atuais. O intento original da lei, porem, havia sido de estabelecer um padrão para o castigo dos casos jurídicos. Limitava a vingança e assegurava que tanto o rico como o pobre, o nativo como o estrangeiro, sofreriam os mesmos castigos por seus crimes.
No capitulo 25 verso 28 o tema muda para Direito a propriedade.
A lei de Deus dispunha que a cada 50 anos tivesse uma redistribuição da riqueza, ao especificar que todo o terreno deveria voltar a possessão dos donos originais. A tendencia dos ricos a comprar todas as propriedades disponíveis (que originalmente foram distribuídas de forma equitativa entre as famílias de Israel) era revertida no ano do Jubileu. Em essência, isto significava que o mesmo não podia realmente vender sua terra, senão somente arrenda-la.
No capitulo 26 verso 41 o tema muda para Corações incircuncisos.
A circunsição era um rito que determinava que um homem fosse judeu por assim dizer-lo. Porem, esta referencia a corações incircuncisos demonstra que, ja desde o principio era a atitude interna mais que a orientação física, a que era crucial.  600 anos mais tarde Jeremias acusou os Israelitas de terem seus corações incircuncisos (Jeremias 9:26); e 600 anos depois dele, Estevan fez a mesma critica (Atos 7:51). Em base nisso, o Apostolo Paulo pode escrever: "Não é judeu o que o é exteriormente... é judeu o que o é no seu interior, e a circuncisão é a de coração, em espirito". (Romanos 2: 28,29).
Levíticos oferecia mais que um sistema legal, estas leis apelavam a base da relacao da pessoa com Deus.   
comentário livre

Fechamento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário