Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 76 - Levíticos 01 a 12


Programa 76

BAIXE  AQUI ESTE PROGRAMA


                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Levíticos dos capítulos 01 a 12.
O tema deste programa é O livro da Purificação, como devia Israel se aproximar-se de Deus?
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  Davi Sacer - O Deus que surpreende
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos continuar o estudo do livro de Levíticos 
Levíticos é um dos livros mais difíceis de ler em todo o Antigo Testamento. Tem poucos relatos ou personalidades. Tampouco tem poesia. Em troca esta cheio de regulamentos, de estatutos muito detalhados e de rituais.
Muito destes rituais nos recordam coisas como vemos em outras religiões, os ritos de purificação dos sacerdotes indus e os ritos que se veem em muitas das seitas indigenistas que estão aparecendo na America Latina.
No entanto, e apesar de ser difícil de ler, o livro de Levíticos tem uma tremenda lição para todos nós. Nele mesmo, Deus ensina aos israelitas  e a nós os terríveis perigos do pecado.
Os rituais que tinham que passar Israel demonstram os efeitos venenosos do pecado, sublinham a realidade de que um só pecado pode contaminar todo nosso ser, assim como uma gota de veneno que se dissemina por todo um copo de água.

Aproximando-se de Deus

Ao ler este livro, que pode ser dividido em duas partes. A primeira parte (capítulos 1 a 17) se ocupa de como devia Israel aproximar-se de Deus. A nação havia pecado e Deus era um Deus santo e sem mancha.
Sua santidade ficaria contaminada se Ele tolerasse o pecado deles. Por isso se prescreveram elaborados rituais e oferendas, para ensinar-lhes a Israel que não podia simplesmente entrar com descuido diante da presença de Deus.
Todos estes ritos e cerimonias nos fazem ver como Jesus cristo fez por nós na cruz do Calvário.
Pedro disse; "Longe de me gloria-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo (Galatas 6:14). Ele disse que a cruz, ou seja, a morte de Cristo, é a coisa mais importante sobre Jesus, não seu ensinamento, nem seus milagres, nem seu exemplo inspirador, senão sua morte! 
A morte de Jesus foi efetuada como sacrifício por todos os nossos pecados, sendo por Ele o cumprimento de todas as cerimonias e ritos do Antigo Testamento. O escritor do livro aos Hebreus nos disse dessa maneira; "Não por sangue de cabras machos nem de bezerros, senão por seu próprio sangue, entrou uma vez para sempre no lugar Santíssimo, havendo obtido eterna redenção. Porque se o sangue de touros e de cabras machos, e as cinzas dos bezerros traçadas aos imundos , santificam para a purificação da carne, quanto mais o Sangue de Cristo , o qual mediante ao Espirito eterno se ofereceu a si mesmo sem mancha ou macula a Deus, limpara vossas consciências das obras mortas para que sirvais ao deus vivo". (Hebreus 9: 12 a 14).
Nesta passagem, o escritor demonstra que Jesus é o cumprimento de todos os sacrifícios de que falam em Levíticos. O sacrifício de Cristo na cruz fez não mais necessário o sacrifício  diário de animais. A vida perfeita de Jesus que se credita em nosso favor nos poe na mesma situação como; "se nunca tivéssemos pecado".
A bíblia chama isso de "ser justificado". 

Andando com Deus

As seções restantes de Levíticos ensina a Israel a andar com Deus uma vez que haviam entrado em sua presença. Necessitamos recordar os princípios que nos ensinam Levíticos. Necessitamos que nos recordemos constantemente que Deus é um Deus santo e que nada contaminado com pecado pode permanecer perante sua presença. 
Deus nunca tolerou o pecado em nenhuma forma ou quantidade. Porem ao mesmo tempo necessitamos recordar que Deus nos tem dado uma maneira nova e diferente de lidar com o nosso pecado. Não se faz mediante a ritos ou sacrifícios, senão que é por meio da morte de Jesus cristo que podemos nos aproximar-se de Deus e seguir andando com Ele agora e por toda a eternidade.

Como ler Levíticos?

Muitos leitores dedicados e bem intencionados, decididos a ler a Bíblia do principio ao fim, ficam espantados com Levíticos. É um livro legal, um manual de procedimentos para manter-se no trato com um Deus santo e poderoso. 
A grande quantidade de detalhes pode aborrecer-nos, especialmente se você não se da conta em ler tantos detalhes.
Quando uma pessoa lê a Bíblia, uma cuidadosa atenção ao detalhe é pelo geral uma das chaves para entender-la. Em Levítico, no entanto, você conseguira melhores resultados vendo a tela grande, ao invés de estudar os detalhes.
Há leis que simplesmente não entenderemos. Porem Levíticos em sua totalidade nos mostra que classe de povo queria Deus que Israel fosse. Ao ler, tenha em mente o panorama geral, preste atenção especialmente as notas explicatórias. Trate de imaginar como afetavam estas leis a vida diária.
Pergunte uma e outra vez; "de que modo fariam estas leis que Israel fosse diferente dos demais povos, e porque eram importantes para Deus essas diferenças?"


_______________________________________

clip Gui Rebustini - Meu Melhor (Clipe Oficial)

propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Levíticos. O tema agora é O porque do sacrifício? Justiça, alguém deve pagar.
Quando você comete um crime, não sai livre de culpa somente por dizer; "Perdoe-me, tratarei de não fazer novamente". A justiça quer que você pague pelo que fez. Por isso os israelitas não podiam  simplesmente ir apresentar-se a Deus como queriam e nem como podiam para ter comunhão com Ele.  Tinham que trazer sacrifícios para "expiar", ou seja, "pagar por", suas culpas ou incapacidades.
Estes sacrifícios eram custosos. Para os camponeses que viviam a fio de sua sobrevivência, um bezerro ou um carneiro representava um gasto considerável. Por conseguinte, as pessoas pobres podiam dar muito menos, um par de perdizes ou um pouco de farinha. Porem, em todos os casos, a pessoa tinha que sentir o custo, que fora em términos de algo que havia trabalhado ou términos do que havia cultivado em sua própria granja.

Se fazia fumaça

Uma boa porção da economia nacional se convertia em fumo a cada ano; falamos de centenas de animais e de uma boa quantidade de mão de obra para buscar lenha, manter o fogo ardendo e oferecer sacrifícios. Dado que o Tabernáculo da Reunião , a tenda que se efetuavam os sacrifícios estava no centro do acampamento, o cheiro dos sacrifícios diários pendiam sobre os israelitas. 
Rara vezes podiam eles comer carne, porem cada dia tinham que obter o aroma de carne assada oferecida a Deus. As oferendas se dividiam em três categorias amplas. As oferendas por culpa e o pecado habitualmente se apresentavam primeiro, elas limpavam o povo do pecado. Logo depois vinham os holocaustos, oferendas queimadas, em que animais completos eram incinerados até converter-se em cinzas.
Apresenta-los ao menos duas vezes ao dia, estes sacrifícios evidentemente expressavam uma dedicação completa a Deus. O sacrifício final eram as oferendas de comunhão, que era essencialmente uma comida familiar compartilhada diante da presença de Deus. ( As oferendas de grãos eram apresentadas geralmente com uma das outras oferendas).
A sequencia das oferendas, perdão de pecados, logo dedicação e logo depois comunhão, demonstra que a meta das mesmas eram a comunhão com Deus. Para chegar a essa meta, o perdão dos pecados e a consagração total a Deus eram necessários.
Levíticos, no entanto, não explica essa filosofia que ficava detrás das oferendas, parece mais bem um manual de instruções sobre de como efetuar sacrifícios exatamente na forma que Deus queria. A precisão ajudava a produzir a atitude espiritual adequada. Todos deviam ser sumamente cuidadosos, tinham que cumprir exatamente oque Ele havia prescrito e devia obedecer-lhe em cada detalhe.

Pode um animal realmente pagar?

Todo este espetáculo, por sua preocupação pelo sangue, pelos sacerdotes e o ritual, resulta um tanto estranho as pessoas modernas. Na realidade como pode a morte de um carneiro arrumar as coisas entre Deus e os homens? Era realmente o sacrifício de um animal realmente suficiente para "pagar por" nossos pecados? Não devemos esquecer que ao longo da historia as pessoas tem sentido intuitivamente que fazia alta um sacrifício para reconciliar-se com Deus. Muitas religiões do mundo porem, apresentam sacrifícios ate ao dia de hoje.
A nos esses sacrifícios nos parecem antiquados principalmente a causa daquele outro grande sacrifício, do mesmo filho de Deus, que sobrepôs a todos. Os sacrifícios de animais não eram suficientes para pagar o pecado humano. eles preparavam o caminho para aquele sacrifício que podiam pagar.
O valor do animal podia ser considerável, porem o custo verdadeiro, ainda para nos, é infinitamente maior. Porem, não temos que paga-lo Jesus Cristo pagou totalmente

Uma pergunta vital

Tem pensado em Deus como alguém que demanda sacrifícios? Como você imagina com suas ideias a imagem de Deus que nos da Levíticos?

_______________________________________

clip Irmão Lazaro - Um sentimento novo

propaganda

______________________________________

Agora vamos seguir nosso estudo no livro de Levíticos correndo pelos capítulos estudados e nossas considerações finais
No capitulo 4 verso 3 o tema muda para Um por muitos. 
Para sacrificar-se de seu pecado, um  sacerdote devia sacrificar um bezerro, o mesmo sacrifício que se requeria por um pecado cometido por toda a comunidade (verso 13 e 14). Ambos pecados eram, em certo sentido, iguais, já que o sumo sacerdote representava a toda a comunidade diante de Deus. A crença que um só individuo purificado podia representar a uma nação preparou o caminho de Jesus, cuja obediência sem pecado esta diante de Deus em lugar da nossa.
No capitulo 9 verso 23 o tema muda para A gloria do Senhor.
Os israelitas conheciam a refulgente gloria de Deus, porem somente a haviam visto a distancia, no monte Sinai. Ainda desde esta distancia as mesmas o haviam atemorizado (êxodo 19: 16 a 22). Agora esta gloria havia entrado ao tabernáculo da Reunião, non centro do acampamento, eles estavam sem duvida, "próximos a Deus".
comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário