Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 75 - Êxodo 36 a 40


BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA



                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Êxodo dos capítulos 36 a 40.
O tema deste programa é Uma catedral portátil, um espetáculo único no deserto
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos ja     
        
_______________________________________

clip  Davi Sacer - Tua Graça me Basta DVD No Caminho do Milagre
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro do Êxodo                                  
Ha milhares de anos se construiu uma obra de arte maravilhosa  e os últimos capítulos de Êxodo nos apresentam com grandes detalhes. Em um terreno hostil e desértico, uma tribo de escravos recém liberados construiu uma obra  de beleza muito rara; uma catedral ou tabernáculo portátil.
Deus dirigiu o projeto pessoalmente, dotando-os de qualidades especiais aos artesãos (31:1 a 6) e elaborando ate aos detalhes das cores dos fios trançados, o tamanho exato das cortinas e os marcos de madeira e o desenho da filigrana de ouro. O povo de Israel se uniu em uma grande atividade, seguindo cuidadosamente o modelo que Deus lhe havia dado.
Se utilizou uma tonelada de ouro no projeto, assim como quase  4 toneladas de prata e grandes quantidades de pedras e madeiras preciosas.

Deus entra em sua nova residencia

Depois de descrever a construção do tabernáculo com grande detalhe, a Bíblia lhe dedica  apenas cinco versículos completos, os últimos cinco de Êxodo, a sua culminação. Em uma linguagem muito usual, essas frases registram um acontecimento muito importante.
Ao longo do livro de Êxodo, Deus vai-se revelando progressivamente a Moisés; uma vez em uma sarça ardente, outra vez em uma forma misteriosa junto a uma pedra, outra vez em uma montanha que se estremecia e com frequência na Tenda da Reunião, coberta com uma nuvem.
A presença de deus causava tanto pavor e assombro que o povo de Israel suplicou que não lhes falara diretamente ( 20:19). Quando Moises desceu do monte Sinai depois de seu encontro com Deus, resplandecia como se tivera radioatividade e todos estavam demasiados assustados como para aproximar-se dele (34:30 ).
No entanto, o dia em que o Tabernáculo terminou de ser construído, este mesmo Deus entrou para residir ali. Sua gloria encheu o novo tabernáculo. Deus estabeleceu sua residencia com seu povo.

Uma recordação visível

Desde então, cada vez que os Israelitas marchavam ou acampavam, sua catedral portátil era direcionada exatamente para o centro do acampamento. As tendas e os pertences pessoais dos Israelitas se direcionavam ao redor do Lugar Santíssimo e da Arca do Pacto. 
O tabernáculo lhes deu uma recordação visível do lugar  central em que Deus ocupavam em suas vidas. Cada dia os sacerdotes executavam ali suas funções de sacrifício e adoração. 
A historia do Tabernáculo, que ocupa uma terceira parte do Êxodo, revela muito acerca do caráter de Deus. Ele nunca podia ser tomado por rapidez, os rios que se mencionavam aqui e nos três livros seguintes demonstram que qualquer um deve se aproximar de Deus com cuidado e reverencia. Ele não pode ser apresentado de forma direta em sua plenitude, pelas pessoas comuns; o Deus santo e simplesmente demasiado sobrecarregado.
Nem sequer Moises, nos diz Êxodo, podia ver o rosto de Deus e permanecer com Vida (33:20).
No entanto, de forma um tanto admirável, o mesmo Deus que parecia tão distante se aproximou. Apesar do grande abismo que separa Deus da humanidade - um abismo  que todas as normas de santidade e purificação somente insinuavam - Deus permitiu que tivéssemos acesso pessoal a Ele. O mesmo se pós a nosso alcance.

Uma pergunta vital

Aonde vive Deus agora?

_______________________________________

clip Flavio dos Levitas -  Sua Mão Me Sustentou Clipe Oficial

propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Êxodo, agora nos capítulos finais deste livro/
No capitulo 36 verso 5, o titulo fica como Doadores entusiastas. Alguns comentaristas bíblicos estimam que a descrição do tabernáculo é o tema tratado com mais extensão pela Bíblia. Os Israelitas se uniram para levar a cabo a meta comum de construí-lo.
O capitulo 35 versos 20 a 29 enfatiza que todas as doações feitas para o tabernáculo deviam ser totalmente voluntarias, e no entanto os Israelitas responderam com tal entusiasmo que foi necessário impedir que trouxessem mais ofertas.
No capitulo 39 verso 32 o tema muda para obedecendo ordens. Os últimos capítulos de Êxodo repetem quase palavra por palavra oque aconteceu antes; informam que os israelitas seguiram todas as instruções que Deus havia dado previamente para a construção do tabernáculo.
A frase "Como Jeová havia mandado" reso a como um repique de tambor ao longo desta seção. Este povo conhecido por sua pouca atenção as seguir ordens, tomou-se o projeto de contruir o Tabernáculo muito seriamente. Se converteu para eles não somente em um simbolo, senão na realidade mesma que Deus vivia no meio deles.
O tabernáculo foi o ponto central de seu culto durante 300 anos, até a construção do templo por Salomão. Mais tarde os escritores do novo testamento ressuscitaram este conserto a chamar os crentes de "tabernáculos"ou moradia de Deus.


_______________________________________

clip Glória de Deus - Eyshila - DVD O Cristo da Paixão (AO VIVO)

propaganda

______________________________________


comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário