Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 66 - Apocalipse 14 a 22

BAIXE ESTE PROGRAMA

PROGRAMA 66

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Biblia e neste programa estaremos estudando o livro de Apocalipse dos capitulos 14 a 22.
O tema deste programa é Uma olhada detras da cena, O natal desde uma perspectiva dos ceus.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos ja

_______________________________________

clip Alex e Alex - Aleluia (Tribo do Leão) [Clipe Oficial] 
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro de apocalipse
Segundo da interpretação de muitos, o capitulo 12 descreve o dia de natal, porem de um ponto de vista diferente radicalmente dos cristãos. 
Apocalipse não fala de pastores, nem de um rei enlouquecido decidido a comenter infanticidio, nem de um estabulo, no lugar deles descreve a um dragão assassino absorto em uma luta terrivel contra os ceus.
Seu ataque ao nascer Cristo desata uma serie de sangrentas rebeliões contra as forças do bem.

Duas historias simultaneas

No modo em que se ve o nascimento de Cristo em Apocalise 12 nos permite discernir o padrão usado para todo o livro.
João entretem as coisa visiveis com coisas não normalmente visiveis. Na vida diária há duas histórias que se desenvolvem em forma paralela e simultanea: uma na terra e outra nos ceus.
Porem Apocalipse as ve de forma conjunta. Abre a cortina e nos permite jogar uma visão detras da encenação e captar o impacto cosmico do que sucedem na terra.
Cada metro deste planeta é reclamado por Deus e contrareclamado por satanas. Nós habitualmente experimentamos os efeitos visiveis e diarios desta luta. 
O percebemos, por exemplo,  quando escolhemos oque sabemos que é mau e oque é bom. Porem, enquanto vivemos nossas vidas na terra, o universo sobrenatural esta simultaneamente em guerra.
O Apocalipse marca o contraste de forma nitida, o bem contra o mal, o Cordeiro contra o dragão, Jerusalem contra a Babilonia, a noiva contra a prostituta.

Tem Deus o controele da historia?

As vezes a batalha desenrola "nos ceus" chega a um ponto de uma violencia especifica na terra, como sucedeu quando Jesus veio.
Apocalipse foi escrito em primeiro termo para ser lido por pessoas que enfrentava uma perseguição extremamente violenta por parte do Imperio Romano.
Apocalipse estabelece que neste planeta se esta levando uma guerra entre o bem e o mal, uma guerra que é reflexo de uma luta ainda maior liberada em todo o universo.
POrem, mais alem de toda a aparencia, Deus mantem um controle firme sobre o timão da historia. Para os cristãos do primeiro seculo, Roma era a arquiinimiga, por isso encontramos alusões a dito imperio nestes capitulos.
João afirma que Jesus Cristo, e não o imperador, é que determina o fluxo da historia.
OS acontencimentos se movem até uma cuminação; a história tem significado. Ao fim e a cabo, até os despotas da historia terminarão cumprindo oque Deus mesmo havia traçado.
Poncio Pilatos e seus soldados romanos ilustram isto desta forma bem evidente. Pensavam que estavam tirando a JEsus do meio ao crucifica-lo.
Em vez disso, fizeram possivel a salvação do mundo.

Uma pergunta vital

Segundo Apocalipse, os sucessos que parecem ser tragicos podem produzir um grande bem. Voce tem experimentado isso em sua vida?


___________________________________________


propagandar 
clip  Asaph Borba - Enche-me de Ti Clipe Oficial Álbum Profetiza

________________________________________

Retornamos e vamos continuar nosso estudo do livro de Apocalipse
O tema agora é Apesar de tudo um final feliz, a palavra final é a melhor de todas
Percebemos em certos momentos. Vemos o bem, a beleza na nova colheita, nas flores, nos raios de sol e ainda nas chuvas.
Este mundo pode estar cheio de contaminação, guerra, crime e ódio. Porem dentro de todos nós há remanescentes que nos recordam oque o mundo poderia haver sido, ou oque poderia chegar a ser.
Os profetas do Antigo Testamento sonhavam com esse dia, em que a criação seria renovada. E essas sensações, tras uma funebre serie  de cadastrofes preditas, estão nos capitulos finais de Apocalipse.
O mundo perfeito não é somente um sonho, se converterá em realidade.

Um novo mundo ao fim

Não haverá mais lagrimas então, nem dor. Os animais selvagens passeavam ao vez de lutar e matar. Uma vez mais a criação funcionará como Deus quiz que funcionasse.
A paz reinará não somente entre Deus e as pessoas, senão tambem entre Ele e a criação. O reino sairá a luz. A cidade de Deus abrirá suas portas de par em par.
Apocalipse conclue em um tom de grande triunfo. Apesar de todas as mas noticias preanunciadas no livro, finalmente surgirão boas noticias, boas novas espetaculares.
Para os que creem, Apocalipse se converte em um livro de temor senão em um livro de esperança. Deus vencerá. Tudo será feito novo.
A Biblia começou, la em Genesis, com uma derrota tragica. A humanidade, feita a imagem e semelhança de Deus se rebelou. E agora termina com uma reunião, com as bodas, diz Apocalipse. Apesar de tudo um final feliz.

Uma pergunta vital

Se voce pudesse desenhar um mundo perfeito, como seria? 

_______________________________________

clip  Christafari - Here I Am To Worship (Official Music Video)

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora atraves dos capitulos que estamos estudando
No capitulo 16 verso 16 o tema é A batalha do Armagedom
Armagedom tem sido um lugar de muitas lutas militares na historia de Israel. Alguns historiadores estimam que se tem acontecido ali mais guerras que em qualquer lugar do mundo.
É um marco, um simbolo adequado para a luta final entre o bem e o mal.
No capitulo 18 verso 2 o tema muda para Oque é a Babilonia?
muitas pessoas creem que Babilonia era sua palavra chave que representava Roma, a cidade assentada sobre sete colinas (17:9). É quase certo que Apocalipse foi escrito para cristãos que estavam sofrendo grande perseguição por parte dos duros imperadores romanos.
Os estudiosos que pensam que Babilonia representa a Roma as vezes trata de identificar aos reis que aqui se mencionam com determinados imperadores romanos.
Não obstante, não todos os interpretes estão de acordo. Alguns sugerem que a Babilonia representa a Jerusalem, e ainda outros pensam que não é possivel indentificar a Babilonia.
Eles dizem que ela representa a todos os poderosos sistemas mundiais que mataram a fieis cristãos e seduzem as pessoas apartsando-as de Deus.
Mais alem de todasa as diferenças, uma coisa é certa, o capitulo 18 revela que o grande inimigo, Babilonia, desaparecerá para sempre. (18:21).
No capitulo 20 verso 3 o tema muda para O milenio
OS cristãos tem esperimentado o reinado de mil anos d que se fala de diversas maneiras.
1)O Posmilenismo cree que a igreja mesma, mediante a sua crescente influencia, trará finalmente um tempo de paz e prosperidade como preparação para o regresso de Cristo.
Este ponto de vista era muito mais popular no seculo 19, epoca em que as pessoas era muito mais otimista sobre o progresso e do futuro.
2) O premilenismo cree que Cristo regressará a terra e reinará aqui em pessoa, introduzindo um periodo de grande paz. Durante este periodo, satanas sera atado, porem organizará uma rebelião final ao fim dos mil anos.
3)O Amilenismo interpreta esta passagem em uma forma muito menos literal. Alguns amilenistas sustentam que o milenio ja começou, porem que o reinado de Cristo esta tomando lugar nos ceus, não na terra.
Outros creem que a igreja esta esta estabelecendo o reino de Cristo agora, entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.
Dado que a Biblia nos da tão pouca informação sobre o milenio, ninguem pode estar completamente seguro. O periodo mesmo de mil anos pode tambem ser simbolico, representando um periodo de tempo expressamente longo.
Porem mais alem de todas as divergencias, todas as posições concordam em que finalmente este mundo chegara ao fim e com este estabelecimento de um reino eterno por parte de Jesus.
No capitulo 22 verso 1 o tema muda para O Edem recuperado.
Os ultimos dois capitulos de Apocalipse contem numerosos paralelos com a descrição do jardim do Eden nos primeiros capitulos de GEnesis. Apocalipse descreve uma nova criação que inclui todas as coisas que arruinaram o Eden.
Não haverá nem noite nem morte, satanas desaparecerá para sempre e nada impuro entrara na nova cidade. As pessoas andarào novamente com Deus, tal como o fizeram Adão e Eva no Eden.
Não haverá choro nem dor. Uma vez mais a raça humana govnará a criação, esta vez com livre acesso a arvore da vida. Tudo oque foi arruinado pela reblião humana no Eden será arrumado.
No Eden, Adão e Eva foram expulsos do jardim, na nova terra, verão o rosto de Deus.

comentario livre

FEchamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário