Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 65 - Apocalipse 7 a 13


BAIXE ESTE PROGRAMA


                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Biblia e neste programa estaremos estudando o livro de Apocalipse dos capitulos 07 a 13.
O tema deste programa é Uma surpreendente representação de Jesus, um cordeiro indefeso é o mais poderoso de todos os seres.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos ja

_______________________________________

clip  A Decisão - Ludmila Ferber DVD O Poder da Aliança
propaganda

________________________________________

Voltamos e vamos iniciar nosso estudo de apocalipse
As representaçoes de Jesus abubdam em apocalipse, e uma das maneiras de estudar este livro é seguir uma determinada representação durante todo o livro.
Depois de sua resplandecente aparição no primeiro capitulo, Jesus é apresentado como rei, como criança, como um guerreiro montado em um cavalo ligeiro, como senhor de toda a terra e como esposo da noiva.
No entanto, de todas estas representaçoes, nenhuma é tão surpreendente e improvavel como a que encontramos na sua segunda visão de João. No entanto, se trata de uma imagem que aparece repentinamente ao longo de todo este livro.
Para preparar a cena da visão, o livro de Apocalipse usa mais do drama visual que uma novela. Os relampagos brilham, o ceu com trovões e imponentes seres formam circulos ao redor de um trono exaltado.
Quatro desses seres pareceu simbolizar o mais impressionante exemplo de toda a criação, já que um dito popular daquele então que afirmava o seguinte: 
O mais poderoso entre os passaros é a águia
O mais poderoso dos animais domesticos é o touro
A mais poderosa de todas as bestas selvagens é o leão
E o mais poderoso de todos os seres é o homem

Somente há um ser digno

Uma pergunta soa pelos ceus: Quem é digno de abrir o livro e desatar seus selos? (5:21). Em outras palavras, quem é digno de dar inicio a nova etapa da historia?
Ninguem pode responder, oque deixa desencoraja a João grandemente. Nenhum das quatro impressionantes criaturas é capaz de faze-lo.
Porem, subitamente João vê outro ser, um "Cordeiro como que imolado"(5:6). Estaa representação implica um grande paradoxo.
Nem os majestodos anjos nem os seres viventes tinham direito a romper os selos. Somente um Cordeiro pode faze-lo, um indefeso e imolado cordeiro.
Esta poderosa representação reaparece uma e outra vez em Apocalipse, um livro sobre a guerra entre o bem e o mal. Cristo o rei é tambem o Cordeiro, ele que morreu por nós.
Sua morte na cruz, que parecera uma grande derrota, na realidade deu inicio a uma vitoria decisiva para Ele e para nós. O bem não havia sido destruido, havia triunfado.

fica uma pergunta vital
Que significado tem para voce a representação de Cordeiro Imolado? Quais são as suas representações, suas imagens favoritas de JEsus?

___________________________________________


propagandar 
clip  A Volta Por Cima - Flordelis - DVD A Volta Por Cima (AO VIVO)

________________________________________

Retornamos e vamos continuar nosso estudo do livro de Apocalipse
O tema agora é O uso dos simbolos em Apocalispe, porque há tantas teorias para explicar apocalipse?
Ao ler Apocalipse a confusão surge do feito que os leitores tem a fixar desordenadamente nos detalhes, possivelmente porque João fez tanto uso dos simbolos para expressar o significado deste livro.
Seres cobertos de olhos e com chifres, aguias sobrevoando os ceus, montanhas derretidas que entram em colapso com o mar, as riquezas destas imagens parece abrir a porta de todos os freneticos intentos de explicar cada palavra.
João interpreta alguns destes simbolos, "as sete estrelas são os anjos das sete igrejas" (1:20) e da solida pista sobre o significado de outros, como o caso dos quatro cavaleiros do capitulo 6.
POrem muitas perguntas ficam sem resposta. POr exemplo, as principais visões , descrevem periodos da história que prenunciam os mesmos acontecimentos desde diferentes angulos?

Concentre-se no quadro mais amplo

Os artistas tem descoberto que os simbolos tem um poder de comunicação especial. Quando Picasso pintou seu grande quadro Guernica, quiz expressar o que mais havia sucedido em 28 de abril de 1937 numa Espanha açoitada pela guerra.
Criou uma obra de arte, não uma representação do tipo fotografico. O quadro transmite a tragedia do bombardeio da cidade basca de Guernica, porems o fez de uma forma simbolica.
Algo assim sucede com Apocalipse. João descreve em forma poética acontecimentos humanos tão estranhos e cruciais que seriam inexpremiveis com outra linguagem. 
Se o havia desejado, Deus poderia haver revelado um cronograma preciso de eventos futuros. Porem Cristo mesmo adverte em contra a este tipo de especulação sobre o futuro.
Em consonancia com esse enfoque, Apocalipse não se dedica principalmente a esboçar acontecimentos futuros senão que trata de sugerir o significado cosmico que se desenrola por detras da historia.
Os leitores que recem começam a ler Apocalipse devem começar analisando as cenas em sua totalidade em busca de um significado geral. As visões são como parábolas de JEsus: cada uma tem um ponto principal, e alguns dos detalhes quisera sirvam para dramatizar, ou para darlhe plenitude literaria a cena.
Nada pode encontrar o significado exato que há detras de cada detalhe das visões de João.
Os que buscam explicar cada simbolo demasiado rapidamente correm rapidamente correm o grande risco de perder tanto o significado do simbolo como a grande trama emocional do livro.

A busca de um sistema

Apocalipse sempre atrairá aqueles estudiosos que gostam de buscar o significado de cada simbolo. Não se trata de uma empresa falida: há quase 300 referencias diretas e indiretas no Antigo Testamento e tambem um sistema complicado de numeros simbolicos que tem que integrar em qualquer explicação.
A historia tem demonstrado que milhares de prognosticos se tem equivocado. Pessoas de cada geração, especialmente nos criticos periodos proximos dos anos 1.000 e 1.500, e durante o seculo proximo ao nosso, tem declarado com insistencia que o significado do fim do mundo esta por dar volta na esquina.
Hoje em dia há quem cree que os simbolos de Apocalipse, estatuas que falam, fogo nos ceus, controle economico totalitario, cambios massiços na terra e no mar, se aproxima de forma muito insinuante aos fenomenos do seculo vinte.
A devastação maciça da terra que se profetiza nos capitulos centrais parecem aterradoramente atuais.
No entanto, as calamidades não são mais que um telão de fundo para a ênfase principal de João: os seguidores de Cristo estaráo salvos e seguros quando chegue o fim; "Deus enxugará toda lagrima dos olhos deles", declara ele.
Muitas partes de Apocalipse permanecem na penumbra do misterio, porem os resultados finais resplandecem claramente.

Fica agora uma pergunta vital

Dos potencias perigos na leitura de A;pocalipse é evitar completamente sua leitura ou deixar de observar os detalhes: Qual perigo é para voce mais conhecido? Porque necesitamos a mensagem do Apocalipse hoje?


_______________________________________

clip  Alex e Alex - Espírito Santo Álbum Tribo do Leão Clipe Oficial

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora atraves dos capitulos que estamos estudando
No capitulo 7 verso 01 o tema é Numeros com significados especiais
Os numeros tinham significado simbolico muito importante na Biblia, e em especial para o escritor de Apocalipse. Os numeros mais obviamente simbolicos eram 4, 7 e 12 e seus multiplos.
O numero 4 parece representar ao universo criado (quatro pontos cardeais, quatro ventos da terra), razão pela qual os quatro seres viventes representavam toda a criação. 
Na Biblia, o numero 7 denota a perfeição ou a plenitude, a razão disto tem em sua raiz em que o relato da criação em Genesis abarca sete dias.  As 12 tribos de Israel no Antigo Testamento e os 12 apostolos no Novo Testamento indicam que o numero 12 representam a igreja, ou aos redimidos por Deus em ambos os pactos.
Um numero multiplicado por 10, tal como 144.000 (12 x 12 x 10 x 10 x 10) sugere um numero indefinido porem enorme. Por tanto, 144.000 significa representar a toda a igreja ao longo da historia.
No capitulo 9 verso 20 o tema muda para Juizos com propositos.
Apocalipse registra varios juizos severos nos capitulos 6, 9 e 16. Menciona cuidadosamente o proposito de cada juizo de converncer a humanidade de que sua rebelião é inutil e alerta-la a arrepender-se.
Desta maneira, os juizos se assemelham as 10 pragas contra o Egito. Com as 10 pragas, estes juizos ganha sua intensão. A negativa das pessoas para se arrependerem faz necessário o juizo final contra a fonte de todo o mal.
No capitulo 11 verso 1 o tema muda para Ecos do Antigo Testamento
Uma compreensão plena do Apocalipse requer um estudo detalhado dos livros do Antigo Testamento tais como Ezequiel e Daniel. João frequentemente toma imagens do digto livro.
Por exemplo, a passagem que aqui temos sobre o templo de Deus tem seu paralelo em Ezequiel 40.
De modo similar, muitas passagens, muitas passagens que se refere a reis dos Imperios POliticos nos trazem a memoria das visões de Daniel.
No capitulo 13 verso 5 o tema muda para  42 meses de prova.
Este numero misterioso tem ocasionado uitas especulações. Literalmente o texto disse: "um tempo e tempos e metade do tempo" (veja 12:14), quer dizer, um ano mais dois anos mais meio ano, ou seja, tres anos e meio.
Estes numeros aparecem varias vezes em Apocalipse: "POderia ao acaso tratar-se simplesmente da metade do numero perfeito, sete, representando então a era do novo pacto (o tempo entre a primeira e segunda vinda de Cristo)?
Ou se refere a meses verdadeiros: um tempo breve breve, porem intenso de tres anos e meio de grande perseguição da igreja?
Por ser assim, tomamos lugar estes 42 meses ja durante a perseguição tomana contra os cristãos? Ou estão todavia no futuro?

comentario livre

FEchamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário