Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 58 - 1. Pedro 1 a 3

BAIXE ESTE PROGRAMA


abertura

iniciamos nosso programa Navegando pela Biblia e neste programa estaremos estudando o primeiro livro do Apostolo 1 Pedro nos capitulos 1 a 3.
O tema deste programa é Uma mensagem para os que sofrem, oque fazer quando chega a prova?
Esta preparado para este estudo, então espere mais um pouco e voltamos já...

_______________________________

clip Clipe - Preciosa Graça - Quarteto Gileade - CPAD Music  EDITADO
propaganda

_______________________________

Vamos iniciar nossa navegação na primeira parte do primeiro livro do Apostolo Pedro
Mais gente tem morrido por causa de sua fé durante este seculo que durante todos os seculos anteriores juntos. Milhoes de cristãos morreram na Africa Oriental , primeiramente durante a rebelião dos Maus Maus e logo durante o reinado de terror de Idi Amin.
Milhões mais sofreram debaixo aos governos sovietico e chines. E a perseguição todavia continua em alguns lugares: todavia ficam paises em que se poem aos conversos no carcer e os tortura. Esta realidade por si somente faz que o livro de Pedro seja sobriamente relevante para o leitor moderno.

COmo responder as perseguições?

Que conselho lhe daria voce aos cristãos que estão a ponto de ser perseguidos? O Apostolo Pèdro aceitou esse desafio precisamente quando revindicações e fortes barulhos procedente de Roma metiam medo em cada comunidade cristã. Um elouquecido Nero havia feito aos cristãos as cabras emissárias dos problemas do imperio.
Deveriam os cristãos perseguidos fugir ou resistir? Deveriam fazer menos visiveis os sinais exteriores de sua fé? Deveriam abandona-la? Os leitores de 1 Pedro, com suas vidas ameaçadas, necessitavam de um conselho claro sobre o sofrimento. 
Tambem queriam explicações sobre o significado do sofrimento. Porque permite Deus? Podemos sobreviver bem pela consequencia do mesmo? Se importa Deus? Em suma, faziam as perguntas que vem a mente de todo cristão a quem lhe tem que passar por uma grande prova.
Segundo Pedro, o sofrimento não deve surpreender ao cristão com a guarda baixa. SOmos peregrinos (1:17) em um mundo hostil e ali onde os cristãos prosperam podem acumular-se as nuvens de tormentas. O sofrimento é algo que deve esperar-se como parte inevitavel de uma vida de fé sincera.

A experiencia pesoal de Pedro

E quanto ao tema do sofrimento, Pedro é um conselheiro ideal, tanto para leitores daquela epoca como para os de hoje. Ele tem sio açoitado e posto em prisão por sua propria fé, havendo chegado uma vez ao ponto de ser executado (Atos 12). Ademais, Pedro havia visto pessoalmente ao mesmo Jesus debaixo de seus embates do sofrimente e em sua carta lhe propoe como exemplo de como responder diante da infermidade.
Pedro encoraja a seus leitores a manter boa vossa maneira de viver entre os gentios; para que os que murmuram de voces como maldizenteas, glorifiquem a Deus (2:12).  O sofrimento pode refinar aos crentes e darnos uma oportunidade de provar nossa fé, resultando ultimamente para nosso proprio beneficio.
Este livro enfatiza ainda outro ponto: o sofrimento é temporario, se se sente somente por um pouco de tempo (1:6 e 5:10). Os que sofrem com Cristo tambem seram glorificados com ele em uma vida para sempre livre de sofrimento. Os ceticos tem criticado a igreja por enfatizar a vida futura em vez de trabalhar para melhorar o presente. Voces prometem um banquete celestial, já pronto, simula. 
Porem para os leitores de Pedro - alertas contra os inimigos a espreita, inseguros de ver a luz do dia seguinte - dita mensagem era tão tangivel e nutritivo como o pão.
Segundo 1 Pedro, nossa esperança de que o sufrimento acabará um dia não é uma miragem, senão uma esperança vica (1:3) naquele que tem conquistado a morte.

Como ler 1 Pedro?

Em seus começos, o cristianismo gozava da tolerancia do imperio romano, porem gradualmente o governo se foi pondo contra. A Roma lhe agravava a insistencia cristã em outro reino e seus objetivos a idolatria e a decadencia.
Ainda que Pèdro foi originalmente dirigida a pessoas que se encontravam em serio perigo, suas lições são aplicaveis a todos nós, ja que todos nos experimentamos a dor de algum tipo. Porque não sucedem as coisas como queremos? Está Deus tratando de dizernos algo? Pedro da respostas que tem autoridade. Ao ir lendo, trate de aplicar oque ele disse a sua propria situação.
O estilo em que Pedro escreve revela seus antecedentes de rude pescador: usa sentenciosas expressões capesinas e salta as vezes incomodamente da doutrina ao conselho. O capitulo 2 (versos 18 a 25) nos oferece um exemplo escelente. Pedro nos da uma profunda visão de que significou para Cristo sofrer por nós, porem inclui esta em uma seção pratica sobre os escravos e governos. Desta maneira ele mescla a doutrina (oque crer) com a pratica (como conduzir).
Mais pregador que escritor, Pedro estruturou seu livro como um sermão que divaga. Busque os 34 mandatos diretos que aparecem nesta carta. O uso frequente que Pedro faz de comparações - pedra fundamental, cordeiro, pastor - faz este um livro muito citado.
Porem Pedro não estava dando simples conselhos caseiros: ele estava bem fundamentado nos ensinamentos de Jesus e os profetas. Proporcionalmente, ele cita mais o antigo testamento  que qualquer outro autor do Novo Testamento.

______________________________

propaganda
clip PG - Eu Permanecerei (Clipe Oficial) [Álbum S.E.T.E]

______________________________

Retornamos e vamos seguir nosso estudo
No capitulo 2 verso 4 o tema é Um jogo de palavras
Nos versiculos 4 a 9, Pedro arma uma detalhada metafora a partir de um objeto muito comum: uma pedra. Se refere a Cristo como a pedra rejeitada pelos construtores, o tipo de pedra com a qual as pessoas tropeçam.
No entanto, esta pedra , Jesus, se converte na pedra de angulo de um novo edificio composto de cristáos (pedra viva). Esta metafora tem muito em comum comas referencias de Paulo ao Corpo de Cristo, porem Pedro (cujo sobrenoem era a pedra) usa terminos da arquitetura em vez da biologia.
No capitulo 3 verso 19 o tema é Espirito encarcerado
Não menos de 18 teorias importantes se tem produzido para explicar o significado de Pedro nos versos 18 a 22. Em primeiro lugar, os estudiosos nãos e poem de acordo enquantoa o significado da frase " espiritos encarcerados".[
Eram os espiritos das pessoas em algum estado intermediario da morte, ou eram os anjos caidos de que se fala em Genesis 6:1 a 4? Ninguem o sabe com segurança. Pedro utiliza uma escura referencia para sublinhar um ponto sobre o bem final que sobrevem a causa do sofrimento que Jesus teve que suportar.]

________________________________

clip Sonhador - Clip de André e Felipe - Sertanejo Gospel
propaganda

______________________________

considerações finais


fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário